fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:02 Sem categoria

Mobilizações marcarão o Dia Nacional de Greve em Curitiba

Atos descentralizados acontecerão em todo o Estado e encerramento será às 18h30 na Praça 19 de dezembro.

O Dia Nacional de Greve mobilizará milhões de trabalhadores em todo o Brasil nesta sexta-feira (11) contra os retrocessos aos direitos trabalhistas e sociais em curso no País. Em Curitiba, o primeiro deles acontecerá às 6h na Refinaria Presidente Vargas, em Araucária, terminando às 18h30, com um grande ato na Praça 19 de Dezembro, em Curitiba.

A PEC 55, aprovada como PEC 241 na Câmara Federal, as reformas da previdência e do ensino médio e a terceirização são apenas algumas das ameaças imediatas. “Há décadas a classe trabalhadora não vislumbrava uma onda de ataques tão incisivos aos seus direitos. Vamos realizar atos descentralizados, na frente das empresas, com o objetivo de informar os trabalhadores e trabalhadoras sobre o que acontece no País. Durante o dia atos também acontecerão para dar visibilidade aos ataques”, explica a presidenta da CUT Paraná, Regina Cruz.

No Paraná as mobilizações estão sendo organizadas por três centrais sindicas: a CUT, a CTB e a Conlutas com apoio dos movimentos sociais. Além do ato organizado na Repar, às 6h, estão previstas atos na Praça Santos Andrade, às 9h e na Praça Rui Barbosa, às 11h. De acordo com Teresa Lemos, da direção do sindicato estadual de professores (APP-Sindicato), a categoria adere à paralisação geral do dia 11. Haverá ação de panfletagem anterior ao ato das centrais sindicais. “Vamos fazer panfletagem na Boca Maldita (centro de Curitiba), das 11 às 13, e nesse mesmo horário em todas as cidades do Paraná”, explica.

Os bancários de Curitiba e Região terão uma assembleia na quinta-feira (10), às 19h, no Espaço Cultural e Esportivo da categoria para avaliar a adesão ao movimento. No interior mobilizações também acontecerão. Em Londrina e Apucarana, por exemplo, agências do Itaú serão fechadas inclusive pela onda de demissões que a instituição financeira promoveu no interior.

“Convidamos todos e todas para participarem dos atos, sobretudo a mobilização de encerramento do dia que será realizada às 18h30 na Praça 19 de dezembro”, argumenta Regina Cruz. Este ato conta com apoio do movimento CWB Contra Temer e a expectativa é reunir algumas milhares de pessoas no centro da capital.

Escrito por: CUT Paraná

Close