fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:58 Bradesco

Bradesco escancara práticas antissindicais

Banco nega acesso aos dirigentes sindicais nos centros administrativos

Nos últimos dias, lamentavelmente, o Banco Bradesco tem negado acesso aos dirigentes sindicais nos centros administrativos da instituição para entrega da Folha Bancária e proibindo a visita aos locais de trabalho para diálogo com os bancários e constatação das condições de trabalho.

Ao restringir a atuação da atividade sindical, limitando o contato do bancário com os dirigentes, o banco comete uma prática antissindical, uma vez que fere o artigo 8º da Constituição Federal que assegura a liberdade de associação sindical, que abrange o direito de exercício das respectivas atividades sindicais, além de desrespeitar outras legislações em vigor como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), normas internacionais sobre liberdade de atuação do dirigente sindical e livre acesso aos locais de trabalho e a própria Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária.

A dirigente sindical Karla Huning salienta que todo o trabalho desenvolvido pelo Sindicato é pautado com o diálogo junto aos trabalhadores e por isso é imprescindível o contato com o bancário não só nas assembleias, mas no seu local de trabalho e que ao impedir as visitas o banco interfere e prejudica a comunicação com os trabalhadores.

“O objetivo das visitas é levar informações aos bancários sobre seus direitos e ouvir suas necessidades. Nesse momento complicado de transição Bradesco/HSBC, é ainda mais importante que o sindicato esteja presente na base, mas o Bradesco, apesar da nossa solicitação, não permite nossa entrada. Mesmo com a postura intransigente, o banco não vai nos calar” Afirma Huning, secretária de assuntos jurídicos Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

O Sindicato informa que solicitou a mediação do Ministério Público do Trabalho para resolver a questão e que outras medidas cabíveis serão tomadas, e espera ainda, que o banco mude sua postura.

Saiba maisSindicato distribui Folha Bancária especial Bradesco

Camila CecchinSEEB Curitiba

Close