fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:13 Sem categoria

No 8 de março mulheres estarão mobilizadas contra o fim da aposentadoria

Em Curitiba a programação inclui um ato em frente ao prédio da previdência social.

Escrito por: CUT Paraná


As mulheres estarão nas ruas de todo o Brasil nesta quarta-feira (8) em luta no Dia Internacional da Mulher. Neste ano as mobilizações têm como alvo principal a manutenção de direitos sociais ameaçados pelo governo golpista de Michel Temer. O fim da aposentadoria com a reforma da previdência e os avanços nos direitos trabalhistas estão em primeiro plano.

Em Curitiba uma extensa agenda preencherá todo o dia 8 de março com atividades, entre elas um grande ato às 15h em frente ao Prédio do INSS, na Praça Santos Andrade. “É óbvio que as mulheres serão as mais atingidas com o fim da aposentadoria e a retirada de direitos trabalhistas. As mulheres já têm jornada dupla e recebem salários inferiores do que homens na mesma posição. Essa é uma luta de toda a sociedade, de toda a classe trabalhadora, mas evidentemente que é uma luta prioritária para as mulheres”, afirma a presidenta da CUT Paraná, Regina Cruz.

De acordo com ela, a proposta apresentada pelo governo de Michel Temer, desvincula o salário mínimo da aposentadoria, equipara a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres. Outro problema apontado é o tempo mínimo de contribuição, que passa de 15 para 25 anos. Para alcançar o benefício de forma integral, serão necessários 49 anos de contribuição pelo teto do INSS. “Mulheres negras, trabalhadoras rurais e professoras ainda terão mais problemas em virtude dos preconceitos e também da natureza de seu trabalho”, completa Regina.

A programação ainda prevê um debate, às 17h, também na Praça Santos Andrade, que precederá a saída em marcha até a Boca Maldita.. Na sequência, às 18h, o início do ato da greve internacional das mulheres e às 21h o encerramento com apresentações culturais e shows do grupo Mulamba, da DJ Adara e de Maria Isabel Corrêa.

“A manifestação tem como objetivo também mostrar À sociedade que não aceitamos todas as formas de violência que são praticadas contra as mulheres. A lista é grande: feminicídios, estupros, violência doméstica, assédio e outras formas de violência, inclusive no ambiente de trabalho e da própria representação política”, explica a secretária da mulher da CUT Paraná, Anacélie Azevedo.

Durante o dia 8 de março também será lançado, em Curitiba, o livro “O Golpe de 2016 e a Reforma da Previdência”. A obra reúne 76 artigos assinados por 95 autores diferentes de variadas áreas de atuação, mas ligadas às relações de trabalho e direito previdenciário, tanto no campo sindical quanto acadêmico e jurídico.

Serviço: Dia Internacional da Mulher
Data:
Quarta-feira, 08 de março.
Horário: Ato às 15h
Local: Prédio do INSS, na Praça Santos Andrade, s/n, Centro. Curitiba.

Noticia colhida no sítio: http://www.cutpr.org.br/destaques/2161/no-8-de-marco-mulheres-estarao-mobilizadas-contra-o-fim-da-aposentadoria

Close