fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:08 Sem categoria

Fetec inicia 23.º Encontro Estadual de bancos privados

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) iniciou nesta segunda-feira (19) o 23.º Encontro Estadual dos bancos privados. O evento tem como objetivo debater e discutir soluções para o atual momento político-econômico do Brasil e pautas específicas de cada banco.

O encontro, realizado de forma totalmente online por conta da pandemia de Covid-19, contou com a participação de mais de 100 bancárias e bancários e também de lideranças sindicais, como Ana Fideli Marques (secretária de assuntos jurídicos coletivos e individuais do Seeb Curitiba e representante do COE do Itaú), Karla Huning (secretária de finanças do Seeb Curitiba e representante do COE do Bradesco), Leonardo Rentz (secretário jurídico do Seeb Londrina e representante do COE do Santander) e Marcio Kieller (presidente da CUT-PR e bancário).

O presidente do Seeb Curitiba e representante do COE da Caixa, Antonio Fermino, foi o primeiro a falar. Para ele, o momento é para a categoria se unir. “Precisamos entender a situação atual e buscar soluções. Porém, somente unidos conseguiremos reverter este quadro”, aponta.

Em seguida, o presidente da Fetec e membro do Comando Nacional dos Bancários, Deonísio Schmidt, discursou para os participantes. “Mesmo que nosso acordo tenha validade para dois anos, acreditamos que era um bom momento para realizar este encontro. Temos muitos desafios pela frente. A palavra certa para este momento é ‘reconquista’. Perdemos muito nos últimos anos, graças aos desmandos do atual desgoverno. Vamos trabalhar para a reconquista dos direitos  e para mudar o governo brasileiro. Não podemos fazer isso enquanto Bolsonaro continuar presidente”, explana.

O evento trouxe ainda como convidado o economista Fabiano Camargo, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que mostrou como os bancos tiveram lucros altos mesmo durante a pandemia e de como houve uma redução no número de trabalhadores bancários.

Close