fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:46 Recentes, Regional Curitiba

Seeb Curitiba reúne delegados sindicais do BB e da Caixa para organizar campanha salarial

Nesta quarta-feira, 20 de abril, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região realiza reunião de organização com delegados sindicais do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. O encontro ocorre no Espaço Cultural e Esportivo da entidade, marcando a retomada de atividades presenciais com a base. Em pauta, a organização da Campanha Nacional dos Bancários 2022 e a importância da atuação do Sindicato nas eleições 2022.

Os delegados sindicais são representantes do Sindicato nos locais de trabalho do BB e da Caixa, eleitos anualmente, e responsáveis pela organização sindical dos empregados dos bancos públicos nos locais em que atuam e trabalham.

Durante a pandemia, os encontros estavam ocorrendo remotamente e em 2022 novas possibilidades híbridas e presenciais estão sendo testadas pelo Sindicato na organização da campanha salarial e nas ações da entidade junto à categoria.

Desafios de 2022

A acolhida do encontro foi conduzida pela diretora da Secretaria de Imprensa e Comunicação do Sindicato, Ana Busato, junto ao presidente do Sindicato, Antônio Luiz Fermino, que é empregado da Caixa, e pela representante do Paraná nas negociações com o BB, Ana Smolka.

Fermino destacou aos delegados sindicais os dois principais desafios do Sindicato em 2022: organizar e ampliar a participação dos trabalhadores na Campanha Nacional dos Bancários, para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), e atuar politicamente nas eleições.

“A campanha salarial vai acontecer de forma gradual. Nossas propostas vão ser definidas na Conferência Regional e vai passar pela etapa estadual para que possam ser pautadas nacionalmente”, explica. O dirigente alertou que neste ano a Conferência Regional é em formato híbrido, com 150 vagas presenciais, mas que cada bancário e bancária, mesmo os dirigentes e delegados sindicais, precisam efetivar a inscrição individualmente para participar da Conferência Regional e o prazo é até a próxima segunda-feira, dia 25. A Conferência Regional dos Bancários será realizada nos dias 29 e 30 de abril e é preparatória para as Conferências Estadual e Nacional, que definem a pauta de reivindicações para as negociações com a Fenaban na renovação da CCT.

Acesse aqui para se inscrever na Conferência Regional.

Sobre as eleições 2022, Fermino situou que o Sindicato não tem o papel de indicar candidaturas, mas sim de promover o debate e a reflexão sobre os impactos das eleições na qualidade de vida da população, na legislação que prejudica os trabalhadores, nos retrocessos humanitários que o país vivencia na atual conjuntura. “Nós debatemos um projeto de país. O atual presidente faz a gestão de país para poucos, com ataque aos trabalhadores e propaganda enganosa”, afirma.

Ana Smolka explicou aos delegados sindicais que o resultado das eleições interfere nas estatais e os planos já estão em andamento. Ela destacou os principais desafios para os bancários do BB, que passam por sobrecarga de trabalho, metas e remuneração variável imposta unilateralmente. “Estamos trabalhando por dez, sendo assediados e adoecendo muito rápido”, diz.

Após a abertura conjunta, os delegados sindicais do BB e da Caixa se dividiram em dois grupos, por bancos, para debater situações específicas de trabalho que poderão ser debatidas nos encontros estaduais e nacionais preparatórios para a negociação de acordos específicos na Campanha Nacional 2022. 

A última negociação da CCT foi realizada em 2020, por dois anos. A CCT atual tem vigência até dia 31 de agosto.

Fonte: Seeb Curitiba

Close