fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:07 Recentes, Regional PACTU

Sindicato de Umuarama realizou almoço para comemorar o Dia do Bancário

Neste sábado, 20/08, o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região realizou a já tradicional Costela no Fogo de Chão, para comemorar o Dia do Bancário. O almoço foi realizado na Apcef (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal) de Umuarama e reuniu mais de 100 pessoas, entre bancárias e bancários e amigos e familiares. Além da costela e de um delicioso almoço, o evento contou com o excelente repertório dos músicos Willians e Marilda.

O Dia do Bancário transcorrerá no dia 28/08, mas em função da agenda do local e das pessoas envolvidas, o Sindicato antecipou a sua comemoração. No dia 28 de agosto de 1951, os bancários decidiram cruzar os braços para reivindicar um reajuste salarial de 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%. Os índices oficiais do governo na época apontavam um aumento de 15,4% no custo de vida. Os bancários refizeram os cálculos e o próprio governo teve que rever seus índices, que saltou para impressionantes 30,7%. Depois de 69 dias de paralisação, os bancários conquistaram 31% de reajuste. Foi a maior greve da história da categoria. Além dos resultados econômicos, a greve de 1951 deu origem a vários novos sindicatos da categoria e foi impulsionadora da fundação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Wilson de Souza, presidente do Sindicato, ao falar para os presentes, além de lembrar a origem da data, lembrou que a categoria bancária é a única que possui uma Convenção Coletiva Nacional e que este e outros direitos têm sido conquistados com a luta e a determinação das bancárias e bancários e seus sindicatos.

Clique aqui e veja as imagens da festa.

Fonte: Pactu

Close