fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:45 Cidadania, Recentes

Governo Lula anuncia mudanças em relação à vacina contra Covid-19

Ethel Maciel, nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, anunciou que a vacinação contra a Covid-19 será incorporada ao calendário anual do governo Lula (PT) para pessoas do chamado grupo prioritário, que são idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

No governo de Jair Bolsonaro (PL), a vacina não integrava o calendário anual de imunização, sendo incorporada, somente, ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

A população deve ser convocada para receber as doses junto à imunização contra a gripe. O objetivo é que a medida entre em vigor a partir de abril, estabelecendo um prazo para organizar a estratégia do governo nos primeiros 100 dias.

Agora, efetivamente, a Covid entra no nosso Departamento de Imunização. O ministério acabou de receber uma compra grande de doses que, a princípio, daria para cobrir esses grupos prioritários”, afirmou Ethel, em entrevista à Folha de S.Paulo. https://d-4047029088376428662.ampproject.net/2211302304002/frame.html

“A ideia é que a campanha siga os mesmos grupos prioritários da gripe, que são os mais vulneráveis, como os profissionais de saúde, imunossuprimidos, idosos. A princípio, será uma dose de reforço com a vacina bivalente”, disse.

No governo do presidente Lula, uma das prioridades será a ampliação da cobertura de todas as imunizações, em contraste com o negacionismo do governo Bolsonaro. 

A gente tem o maior programa de imunização do mundo e sempre fomos exemplo. Infelizmente, estamos saindo dessa pandemia com essa imagem… acho que dizer ‘arranhada’ é muito pouco. A comunicação, sem dúvidas, vai ser central neste governo para que a gente possa recuperar a confiança [na vacinação]”, destacou.

Como fica a vacinação infantil

A queda da imunização infantil se agravou no governo Bolsonaro. Levantamento do Observatório de Saúde na Infância apontou que a vacina contra a poliomielite, por exemplo, foi aplicada em 74,84% da população-alvo em 2021, sendo que o percentual em 2018 era de 88,33%. Até novembro de 2022, ficou em 71,97%.

Por isso, o Ministério da Saúde, comandado por Nísia Trindade, pretende desenvolver parceria com outras pastas para conseguir atingir os índices desejados.

Outra medida anunciada por Nísia é que o Programa Nacional de Imunização (PNI) se tornará um departamento, ganhando mais importância no governo Lula.

Foto: Fernando Madeira

Fonte: Revista Fórum

Close