fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:10 Recentes, Regional PACTU

Dirigentes do Sindicato de Umuarama participaram da Conferência Municipal de Saúde

Nos dias 03 e 04/03, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região participaram da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Umuarama. A abertura e a plenária final da Conferência foram realizadas no teatro do Centro Cultural Schubert e os trabalhos em grupo nas salas de aula do Colégio Alfa.

Uma das principais características do SUS – Sistema Único de Saúde – é o chamado controle social Ele permite que a sociedade civil, em conjunto com o poder público, os prestadores de serviços de saúde e os trabalhadores e trabalhadoras da saúde, participem da gestão do sistema e da fiscalização da aplicação dos recursos investidos. O controle social se dá especialmente através dos conselhos de saúde, existentes nos âmbitos municipal, estadual e nacional. As conferências acontecem a cada quatro anos e também fazem parte do controle social. Nelas são elaborados os planos de saúde (municipal, estadual e nacional) e também são eleitas as entidades que comporão o Conselho de Saúde respectivo.

O Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região tem um protagonismo histórico nas conferência de saúde de Umuarama, exercendo importante papel na organização e realização do evento, além de participar com expressiva delegação e contribuir com inúmeras propostas para melhorar o SUS em Umuarama, especialmente no que diz respeito às políticas públicas para a saúde do trabalhador.

Nesta 13ª Conferência, representaram o Sindicato os dirigentes Edilson José Gabriel, Elias Soares, Maria Cristina Ramos e Nelson Ortiz. Ao final da conferência, com os votos destes dirigentes, a CUT – Central Única dos Trabalhadores – foi eleita para uma vaga de titular do Conselho Municipal de Saúde de Umuarama, com o Sindicato dos Bancários na sua suplência. O mandato é de quatro anos. Os ocupantes das vagas são definidos posteriormente pelas suas respectivas entidades. Na gestão atual, Edilson representa a CUT e Elias representa o Sindicato dos Bancários.

Foto: Mauro Sérgio Ribeiro da Silva

Fonte: Pactu

Close