fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:27 Destaque, Itaú

Itaú: Pressão por metas tem levado ao esgotamento profissional

Há vários meses, o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região vem denunciando que os bancários do Itaú estão submetidos a condições de trabalho inadequadas, com cobranças excessivas diárias e ameaças constantes de demissão. Esses fatores, somados a falta de funcionários, à sobrecarga e a metas cada vez mais inatingíveis, estão levando os trabalhadores ao esgotamento profissional e ao adoecimento.

“O ambiente de trabalho no Itaú se tornou tóxico e adoecedor. Os bancários que chegam ao Sindicato demonstram crises de ansiedade, crises de choro, estresse, insônia, queda de cabelo e diversos outros sintomas. O uso de medicação controlada também é comum entre os funcionários do banco”, expõe a secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Ana Fideli. “Os casos de Síndrome do Esgotamento Profissional são cada vez mais evidentes”, completa.

Síndrome de Burnout

Segundo o Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho, o que a torna comum entre profissionais que atuam diariamente sob pressão, como o caso da categoria bancária.

Clique aqui para saber mais sobre a Síndrome de Burnout. 

Saída é coletiva

Diante dessa situação, o Sindicato entende que é urgente sensibilizar os funcionários – e também toda a sociedade – sobre como a organização do trabalho no Itaú tem gerado um ambiente que não favorece a saúde dos trabalhadores. “Acreditamos que a ação coletiva da categoria organizada é capaz de mudar esse cenário. Precisamos transformar a denúncia em conscientização trabalhista, pois somente da conscientização vem a mobilização que garante mudanças”, afirma o secretário de Formação do Sindicato, José Altair Sampaio.

“O Sindicato tem uma grande história de atuação na luta por melhores condições de trabalho e direitos da categoria que representa. Por isso, convidamos todas as trabalhadoras e trabalhadores a se filiarem ao Sindicato: junte-se a nós e venha construir um ambiente melhor para todas e todos!”, convida a representante do Paraná na Comissão de Organização dos Empregados (COE/Itaú), Vandira Martins de Oliveira. “A contribuição é equivalente a apenas 1% das verbas fixas, um pequeno investimento que tem um grande retorno garantindo direitos e inúmeros benefícios”, finaliza.

Foto: Joka Madruga

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Close