fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:15 Notícias

Operação da PF vai pra cima de policiais que deram ordem de recuo no 8 de janeiro

A PF deflagrou, nesta terça-feira (23), a 12ª fase da Operação Lesa Pátria para cumprir 2 mandados de prisão preventiva e 4 de busca e apreensão, no Distrito Federal (DF), contra suspeitos de envolvimento na arruaça golpista e ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília (DF).

Os alvos são policiais militares que deram ordem de recuo em frente à descida de acesso ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). Um deles é o major Flávio Silvestre de Alencar. De acordo com portal Metrópoles, o militar foi preso na manhã desta terça. Ele é acusado de ordenar a saída do Batalhão de Choque lateral do Congresso Nacional. Imagens do Supremo Tribunal Federal (STF) mostram o momento em que Silvestre desce de uma viatura e orienta os policiais a saírem da área, deixando o caminho livre para a Corte. Em seguida, os extremistas desceram em direção ao Supremo e invadiram o prédio da Corte.

O major chegou a ser preso na quinta fase da operação, em 7 de fevereiro deste ano, mas, em depoimento à PF, disse que agiu para resgatar o comandante-geral, coronel Fábio Augusto Vieira, e outros policiais feridos.

Operação Lesa Pátria tem o objetivo de identificar pessoas  que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram invasão e quebra-quebra das sedes dos três poderes em Brasília, numa tentativa frustrada de golpe de Estado. 

A polícia apura os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Close