fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:25 Cidadania, Destaque

Governo Lula anuncia a retomada e ampliação do programa Farmácia Popular

O Governo Federal anunciou na quarta-feira (7) a retomada do programa Farmácia Popular do Brasil. Em pauta, a expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades em municípios mais vulneráveis. Em uma medida inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito aos 40 medicamentos disponíveis no programa. Essa iniciativa visa ampliar o acesso à assistência farmacêutica para 55 milhões de brasileiros.

A saúde da mulher será priorizada, com acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Esses produtos, até então, estavam disponíveis no Farmácia Popular com descontos de 50%. Contudo, agora passam a ser gratuitos, juntamente com os tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Mais de 5 milhões de mulheres que anteriormente pagavam metade do valor, agora terão garantida a gratuidade dos medicamentos.

Além disso, o Governo Federal facilitará o acesso ao programa para a população indígena aldeada. Para evitar que essa população precise se deslocar, será designado um representante da comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem a necessidade de possuir um CPF para ser atendido. Essa iniciativa será implementada em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima.

Medicamentos disponíveis

cartilha do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prevê uma série de medicamentos gratuitos para toda a população. E uma lista ainda mais extensa para os beneficiários do Bolsa Família. Segue abaixo alguns exemplos:

Farmácia Popular para todos

  • Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg).
  • Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 ui/ml); insulina humana (100 ui/ml).
  • Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml).

Para todos em coparticipação e gratuitos para beneficiários do Bolsa Famílias

  • Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg); etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg); noretisterona (0,35 mg); valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg)
  • Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg)
  • Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg); cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg)
  • Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg)
  • Incontinência: fralda geriátrica
  • Osteoporose: alendronato de sódio (70 mg)
  • Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose)
  • Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg)

Passos do Farmácia Popular

Após oito anos sem a habilitação de novas farmácias, o Ministério da Saúde retomará o processo de credenciamento, priorizando os municípios que aderiram ao programa Mais Médicos e que são considerados mais vulneráveis. Ao todo, 811 cidades poderão solicitar o credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo que 94,4% delas estão localizadas no Norte e Nordeste. Com essa medida, o acesso à saúde se tornará mais completo para essa população, desde o atendimento médico até o tratamento medicamentoso.

Com as novas habilitações que serão abertas, espera-se que o Farmácia Popular esteja presente, até o final do ano, em 5.207 municípios brasileiros, o que representa 93% do território nacional. Essa expansão visa beneficiar um número ainda maior de pessoas, garantindo o acesso aos medicamentos essenciais em todo o país.

Foto: Roberto Parizotti

Fonte: RBA

Close