fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:56 Notícias, Recentes

Bolsonaro aplaudido na ONU? Ex-presidente não teve mesmo sucesso de Lula

discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU neste ano deixou muita gente com inveja. Durante a fala de 25 minutos, o presidente foi interrompido em 8 ocasiões para ser aplaudido pelos diplomatas e chefes de estado presentes no local, além de ser aclamado no início e no fim do discurso, como é de praxe nas Nações Unidas.

O fato celebrado pela esquerda é simbólico para o sucesso do Brasil na política internacional e acabou se tornando um problema para os bolsonaristas.

Bolsonaro não foi aplaudido

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve presencialmente nas Assembleias Gerais de 2019 a 2022, com exceção de 2020, quando o evento foi suspenso por conta da covid-19.

Durante seus discursos, Bolsonaro decidiu ir pela via do negacionismo e da radicalidade para defender ideias como o uso da cloroquina, a ideia de uma “cristofobia” global e a negação da mudança climática.

Em todas as ocasiões, Bolsonaro recebeu aplausos protocolares, no início e no fim do seu discurso. O principal motivo é simples: ao redor do mundo, o discurso de extrema-direita conspiracionista não é a regra.

Discurso Lula na ONU – 2023

O primeiro discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU desde 2009 mostrou porque o presidente brasileiro é um craque na política externa.

Em sua fala, ele tocou nos mais importantes tópicos das questões internacionais e manteve o Brasil em sua tradição diplomática de mediação.

A fala de Lula foi elogiada por analistas internacionais e até comentaristas políticos da oposição, que se renderam ao discurso enfático e emocionante do presidente.

Na imprensa internacional, a fala de Lula foi celebrada como “a volta do Brasil” ao panorama internacional e como a consolidação da liderança do Brasil no sul Global.

Confira o discurso completo de Lula na ONU: VÍDEO: Confira a íntegra do discurso de Lula na ONU: “O neoliberalismo agravou a desigualdade”

Fonte: Revista Fórum

Close