fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:37 Destaque, Itaú

Releitura de comercial do Itaú revela realidade dos bancários

Nas últimas semanas, está sendo veiculado nos meios de comunicação um comercial do Itaú que relança o segmento Uniclass. O vídeo está fazendo bastante sucesso por incluir o ator americano Sylvester Stallone e o apresentador Marcos Mion. Na peça principal, Mion sobe as escadarias que foram cenário do filme Rocky Balboa e narra suas conquistas, enquanto Stallone valida sua trajetória e o incentiva a seguir em frente, “keep going”.

Nesta terça, 24 de outubro, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região lança uma releitura dessa publicidade, em que expõe a dura realidade dos trabalhadores do Itaú, que são submetidos a condições mentalmente insalubres, em que o assédio moral pelo cumprimento de metas inalcançáveis está fazendo com que dezenas de trabalhadores se afastem por acidentes de trabalho relacionados a doenças mentais. No vídeo, um gestor trilha o caminho em direção a se tornar um grande assediador, contando seus relatos de assédio e tem seu comportamento validado pela cadeia hierárquica que está acima dele.

A dificuldade de trabalhar no Itaú se reflete em dois indicadores do movimento sindical: a quantidade de denúncias recebidas por assédio moral e o número de atendimentos dos departamentos de Saúde dos Sindicatos, que assessoram bancários que precisam de afastamento pelo INSS. Nas reuniões de negociação, os argumentos do banco consistem em individualizar as condutas de gestores eventualmente assediadores e o tema “assédio moral organizacional” tem dificuldade de avançar, pois o banco não admite sua existência. A luta do Sindicato é por espaços saudáveis de trabalho.

Fonte: SP Bancários

Close