fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:49 Banco do Brasil, Recentes

I Encontro BB Black Power ressalta que união é a chave para combater o racismo

O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro foi palco para o I Encontro do BB Black Power, realizado no último sábado (28). O objetivo do evento foi de ampliar a luta dos trabalhadores em defesa de políticas afirmativas e também para dar um basta no racismo não apenas no banco, mas também na sociedade. A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) foi representada no evento por meio de sua secretária da mulher, Cinara Tonatto.

Deste encontro, ficou definido que as resoluções serão incluídas em um formulário, sendo posteriormente distribuídos aos participantes para votar nas propostas que serão levadas adiante ao Banco do Brasil. Ficou também a certeza de que se não houver uma união a questão do racismo continuará a assombrar estes funcionários e funcionárias do banco.

Uma das organizadoras do evento e conselheira de administração do BB, Kelly Quirino, afirma que o evento teve um peso emocional muito grande para os participantes. “Partilhamos histórias, generosidade, entendemos a necessidade de nos unirmos e entendemos que, embora sejamos minoria, não estamos sozinhos. Quem conhece ambiente bancário sabe que a população negra passa por situações de racismo, não apenas por parte do público como também na hora de conseguir uma promoção. Foi realmente lindo de ver a sala do sindicato contando com mais de 80 pretas e pretos”, garante.

Quirino explicou sobre o que teve no evento. “Falamos sobre o fenômeno do colorismo, da carreira dos negros e negras, palestras, apresentação do projeto do Grupo e Afinidade Étnico-racial da Asset Management, entre outros. No domingo (29) participamos de um passeio para a chamada ‘Pequena África, no Cais do Valongo, Pedra do Sal e outros lugares históricos da população negra no Brasil. Realmente foi um evento espetacular e já está programado para acontecer o segundo encontro em 2024, desta vez em Salvador”, informa.

Cinara também compartilha da mesma emoção citada por Quirino e conta que saiu do Rio de Janeiro renovada. “Foi um evento fantástico. O contato com outros colegas, a troca de experiências e também ver nos outros situações idênticas pelas quais passamos foi importante para o nosso crescimento e mostrar que não estamos sozinhos. Foi uma linda iniciativa e fico feliz de poder ter feito parte disso”, encerra.

Texto: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Fetec

Close