fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:54 Recentes, Regional PACTU

Sindicatos do Pactu realizarão eleições para Delegados Sindicais da Caixa e do BB

Nos dias 28 e 29/11, os sindicatos do Pactu realizarão as eleições anuais para Delegados e Delegadas Sindicais da Caixa e para Representantes Sindicais do Banco do Brasil, conforme previsto nos Acordos Coletivos Aditivos de ambos os bancos.

Os bancários e bancárias da Caixa poderão eleger um delegado ou delegada por unidade. Já no Banco do Brasil, o Acordo Coletivo prevê a eleição de um/a Representante a cada oitenta trabalhadores e trabalhadoras na base, de forma que os sindicatos de Campo Mourão e Toledo elegem apenas um/a Representante, enquanto que os sindicatos de Paranavaí, Umuarama e Guarapuava podem eleger até dois/duas Representantes.

A principal atribuição dos Delegados Sindicais e Representantes Sindicais de Base é a atuação sindical no local de trabalho, fiscalizando o cumprimento da Convenção e dos Acordos Coletivos e levando demandas dos bancários e bancárias para seu respectivo Sindicato.

Nivalda Sguissardi, coordenadora dos sindicatos do Pactu e secretária geral do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão, lembra que “os bancos públicos passaram por um longo período de desmonte, sucateamento e ataques aos direitos de seus trabalhadores e trabalhadoras, com a finalidade de prepara-los para a privatização”. Ainda segundo Nivalda, “com a eleição do presidente Lula, a privatização está afastada, porém, depois de um longo período de deterioração das relações e das condições de trabalho, é necessária uma atuação firme e constante na defesa dos direitos e da saúde dos bancários e bancárias da Caixa e BB. Para que isso aconteça com maior eficiência, os sindicatos precisam de delegados e representantes nos locais de trabalho”, concluiu a dirigente.

Os prazos para inscrição e as regras gerais para a realização das eleições encontram-se nos editais publicados por cada Sindicato. Clique no link respectivo e veja todos os detalhes:

Paranavaí: Caixa BB

Campo Mourão: Caixa BB

Toledo: Caixa BB

Umuarama: Caixa BB

Guarapuava: Caixa BB

Close