fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:48 Recentes, Regional PACTU, Saúde do Trabalhador

Calor excessivo: Sindicatos do Pactu alertam a categoria

Nos últimos dias, o Paraná e vários outros estados brasileiros foram alcançados por mais uma forte onda de calor, a terceira em apenas três meses. Os cientistas reiteram, a cada novo acontecimento como esse que estamos vivenciando: os eventos climáticos extremos são resultado direto do desequilíbrio do meio ambiente e serão cada vez mais frequentes, caso os governos dos países industrializados não adotem medidas concretas para redução da emissão de carbono.

Nesse contexto, os sindicatos do Pactu (Paranavaí, Campo Mourão, Toledo, Umuarama e Guarapuava) aproveitam para reiterar uma orientação fundamental para a categoria bancária. Os aparelhos de ar condicionado das agências bancárias devem funcionar regularmente. Qualquer unidade em que os equipamentos destinados a climatização apresentem mal funcionamento deve acionar os setores responsáveis e exigir reparos imediatos.

Nivalda Sguissardi, coordenadora dos sindicatos do Pactu e secretária geral do Sindicatos dos Bancários de Campo Mourão afirma que “é inaceitável que uma agência bancária, por suas características, fique sem o ar condicionado um único dia. E é inadmissível que, quando algum equipamento deixe de funcionar, haja demora para seu conserto”, disse a dirigente.

Nivalda solicita que bancárias e bancários de agências onde o ar condicionado não esteja funcionando comuniquem o fato urgentemente para seu respectivo Sindicato. “Acumulamos, ao longo dos anos, dezenas de situações onde a intervenção dos sindicatos agilizaram consertos e restabeleceram as condições de trabalho adequadas em agências bancárias, durante períodos de calor. Os bancos têm obrigação de fornecer um ambiente de trabalho saudável para seus trabalhadores e trabalhadoras e os Sindicatos estão à disposição da categoria para garantir esse direito”, informou Nivalda.

Um exemplo recente da atuação dos Sindicatos aconteceu no Itaú de Paranavaí. Após intervenção do Sindicato dos Bancários de Paranavaí, em setembro último, a agência trocou os aparelhos de ar condicionado, melhorando as condições de trabalho naquela unidade.

Fonte: Pactu

Close