fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:43 Destaque, Itaú

Itaú Unibanco: Gera precisa ser objetivo e oferecer segurança aos trabalhadores

Em 2024, a Comissão de Organização dos Empregados do Itaú (COE/Itaú) tem realizado reuniões mensais de negociação com o banco. A primeira delas aconteceu em 24 de janeiro e tratou sobre as reivindicações da categoria nas áreas de Emprego e Saúde.

Uma das principais preocupação da representação dos trabalhadores, debatida durante o encontro, foi o fechamento de agências e as consequentes demissões que afetaram os funcionários do banco. Os trabalhadores também cobraram a revisão das metas de agências, a redução no número de advertências aplicadas e fim do uso do celular próprio para bater metas, entre outros pontos.

 Leia mais:
COE debate emprego, saúde e remuneração com o Itaú

A próxima reunião de negociação entre a COE/Itaú e o banco já está agendada para o dia 28 de fevereiro e irá tratar da Remuneração da categoria. No dia seguinte, 29 de fevereiro, haverá também o Seminário sobre a Fundação Itaú Unibanco. Entre os pontos que serão discutidos com a direção do banco está o programa de remuneração variável Gera e a necessidade de que ele seja objetivo e ofereça segurança aos trabalhadores.

“2024 será um ano muito desafiador para os bancários, pois iremos renovar as cláusulas da nossa Convenção Coletiva de Trabalho na Campanha Nacional. Para nós, funcionários do Itaú, ainda será necessário debater diversos pontos que precisam de solução. Por isso, o calendário mensal de reuniões de negociação é tão importante”, avalia a representante do Paraná na COE/Itaú, Vandira Martins de Oliveira. “Esperamos que a próxima reunião seja produtiva e possa fazer com que o banco compreenda os problemas enfrentados pelos trabalhadores com o Gera”, conclui.

Lucro, PLR e demissões

O ano de 2023 foi de lucros exorbitantes para o banco Itaú Unibanco, totalizando R$ 35,618 bilhões, um aumento de 15,7% em relação ao ano anterior. Entretanto, por trás desses números, há uma realidade preocupante: o fechamento de 3.292 postos de trabalho em doze meses, 1.342 postos fechados apenas nos últimos três meses do período. Vale destacar também que, segundo o acordo nacional, o banco tem até 01 de março para fazer o pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR 2023).

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Close