fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:27 Cidadania, Recentes

Professores e intelectuais lançam carta em defesa do direito trabalhista brasileiro

O Supremo Tribunal Federal do Brasil está prestes a discutir um caso que terá um impacto severo nos direitos trabalhistas no país. Nós, professores e pesquisadores ao redor do mundo, estamos alertando sobre isso e pedimos que isso alcance o maior número possível de pessoas.

No final de fevereiro de 2024, está agendado para o pleno do tribunal decidir sobre a existência de relações de trabalho em plataformas digitais. De acordo com decisões recentes do Supremo Tribunal, declarações de seus juízes e relatos da imprensa, a intenção dos ministro é emitir uma decisão com efeito vinculante para todos os juízes trabalhistas no Brasil, que seriam impedidos de reconhecer a existência de uma relação de trabalho em trabalhos de plataforma – seja qual for a plataforma, seja qual for o setor econômico em que a empresa opera e seja qual for o controle que exerce sobre seus trabalhadores.

Se tal decisão for tomada, afetará a luta pelos direitos de todos os trabalhadores de plataformas, que a academia mostrou serem trabalhadores que necessitam de direitos fundamentais, sujeitos a condições de vida e trabalho terríveis, apesar da presença de várias formas de controle, incluindo algorítmico, pelas empresas, como observado pelo mais alto tribunal trabalhista brasileiro em suas últimas decisões.

A probabilidade de tal solução é muito alta, em vista das recentes decisões do Supremo Tribunal que vão além do trabalho em plataformas. O que o Supremo Tribunal tem decidido, em decisões não vinculativas, é que uma vez assinado um contrato civil, os fatos não importam, e o Tribunal do Trabalho é impedido de observar a realidade e deve aceitar os termos do contrato formal. Assim, a tese não afetará apenas os trabalhadores de plataformas digitais, mas praticamente qualquer trabalhador.

Essa tese não apenas viola a lei brasileira, que afirma que qualquer arranjo contratual destinado a impedir a aplicação das leis trabalhistas é nulo e sem efeito (art. 9º, CLT), mas também a Recomendação 198 da Organização Internacional do Trabalho, que afirma que a relação de emprego deve ser verificada pelos fatos, pois é um princípio mundial do direito do trabalho.

A provável adoção da tese elaborada pelo Supremo Tribunal também vai contra a jurisprudência vinculante da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que estabelece que os Estados devem reconhecer os trabalhadores como empregados se, de fato, forem empregados, prevalecendo a realidade fática sobre o nomen juris adotado no contrato.

Se essa tese for adotada, o Brasil estará se afastando da prática usual dos tribunais ao redor do mundo e violará uma série de tratados de direitos humanos que assinou.

As consequências serão catastróficas. A possibilidade de assinar contratos civis sem desfrutar de direitos trabalhistas significará que todo empregador poderá exigir que seus empregados assinem contratos civis apenas para escapar da proteção trabalhista. Isso aumentará exponencialmente o que já está acontecendo no Brasil: a evasão em massa da legislação trabalhista por meio de contratos fraudulentos, que hoje só é impedida pelas ações das instituições de proteção trabalhista, incluindo o Tribunal do Trabalho, que será completamente esvaziado de suas funções institucionais se a tendência for adotada como uma tese definitiva e vinculante. Como também vem ocorrendo, a luta contra o trabalho escravo contemporâneo será severamente afetada, pois os empregadores celebrarão contratos civis formais com os trabalhadores para evitar a interferência da Justiça do Trabalho, da fiscalização trabalhista, do Ministério Público do Trabalho e para impedir a formação e funcionamento de sindicatos de trabalhadores. Toda a proteção social e direitos fundamentais previstos na Constituição e nos tratados de direitos humanos simplesmente serão extirpados, pois não haverá mais empregados, pelo menos formalmente reconhecidos. Todos os direitos relacionados a gênero, segurança e saúde no trabalho e todos os tipos de antidiscriminação serão tornados ineficazes. A desigualdade de renda, com uma enorme queda na participação dos salários na economia, aumentou vertiginosamente nos últimos anos precisamente por causa desse processo de esquivar-se da legislação trabalhista e da reforma trabalhista de 2017, que em breve explodirá.

O Supremo Tribunal Federal brasileiro deve ser alertado desde agora de que fazê-lo violará a Recomendação 198 da OIT, que, ao contrário das últimas decisões do Supremo Tribunal, exige que os estados combatam falsos contratos civis que tentam mascarar genuínas relações de emprego. Também violará a decisão vinculante e obrigatória da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que visa fazer valer os direitos humanos trabalhistas que o Brasil concordou em aplicar. Também infringirá todos os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário e que preveem uma série de direitos trabalhistas, como o Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, que prevê direitos humanos universais para os trabalhadores em um sentido amplo, não uma construção fictícia que os restrinja a uma pequena parcela da população economicamente ativa.

Nós, pesquisadores e professores universitários, alertamos sobre as consequências da tese a ser adotada pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro, acrescentando que os tribunais internacionais de direitos humanos devem ser acionados para condenar o estado brasileiro pelas ações do Supremo Tribunal Federal, caso mantenha o curso das decisões que tem tomado, em favor da fruição dos direitos humanos no trabalho pelos trabalhadores brasileiros.

Por favor, compartilhe esta informação com o maior número possível de pessoas.

Os professores e pesquisadores abaixo assinados concordam com a declaração acima. Se você deseja se juntar à carta, insira seu nome, identificação acadêmica, instituição e país no final da lista.

  1. Alain Supiot, Professeur émérite Collège de France et Université de Nantes, France.
  2. Ursula Huws, Director, Analytica Social and Economic Research, United Kingdom
  3. Antonio Baylos, Catedratico Emérito Universidad Castilla La Mancha (Spain)Veronica Gago, professora da Universidade de Buenos Aires e da Universidade de San Martín, Argentina
  4. Simon Deakin, Professor of Law at the University of Cambridge, United Kingdom
  5. Veena Dubal, Professor of Law, University of California, Irvine, United States
  6. Juan Escribano Gutiérrez, Catedrático de derecho del trabajo. Universidad de Córdoba, Spain
  7. Dominique Méda, Professeure Université Paris Dauphine, France
  8. Joaquín Aparicio. Profesor emérito. Universidad de Castilla La Mancha, Spain
  9. Yoko Hashimoto, Professor of Law, Gakushuin Univ., Tokyo, Japan
  10. Mark Graham, Professor, University of Oxford, United Kingdom
  11. Nunzia Castelli profesora Titular de Universidad en la Universidad de Castilla la Mancha, Spain
  12. Francisco Trillo Párraga, Associate Professor at Castilla-La Mancha University, Spain
  13. João Leal Amado, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal
  14. Victoria Basualdo, Researcher and Profesor, CONICET-FLACSO Argentina 
  15. Guy Davidov, Professor, Hebrew University of Jerusalem, Israel
  16. Roseli Figaro, Professora titular, Universidade de São Paulo
  17. Donna Kesselman Université Paris-Est Créteil, France
  18. Sarah T. Roberts, Associate Professor; Faculty Directory, Center for Critical Internet Inquiry, UCLA, United States
  19. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo professor titular do Instituto De Economia da Unicamp, Brazil
  20. Jorge Luiz Souto Maior – Universidade de São Paulo-USP, Brazil
  21. Fabio de Sa e Silva, Associate Professor, University of Oklahoma, United States
  22. Patrick Cingolani, Professeur des Universités, Université Paris Cité, France
  23. Ruth Dukes, Professor of Labour Law, University of Glasgow, UK
  24. Nicola Countouris, Professor of Labour Law and European Law, UCL Faculty of Laws, UK
  25. Piera Loi, Professor of Labour Law, Law Department, University of Cagliari, IT
  26. Adalberto Cardoso, Professor, UERJ, Brazil
  27. Valerio de Stefano, Canada Research Chair in Innovation Law and Society, Osgoode Hall, York University, Canada
  28. Cássio Casagrande, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
  29. David J. Doorey, Associate Professor of Work Law, Osgoode Hall Law School, York University, Canada
  30. Gabrielle Golding, Senior Lecturer in Law, The University of Adelaide, Australia
  31. Tonia Novitz, University of Bristol Law School, UK 
  32. Simonetta Renga – Professore ordinario  di diritto del lavoro – Università di Ferrara – Dipartimento di Economia e Management – Esperto nazionale dell’ UE Network on gender discrimination  
  33. Mario Rusciano, Emerito dell’Università di Napoli Federico II, già Ordinario di Diritto del lavoro nella Facoltà di Giurisprudenza, Napoli, Italia
  34. Piera Campanella, Full Professor of Labour Law, University of Urbino Carlo Bo, Italia
  35. Csilla Kollonay Lehoczky, professor emerita, Central European University, Austria
  36. Márcio Túlio Viana, Professor PUC-MG, Brazil
  37. Lorenzo Gaeta, Full Professor of Labour Law, University of Siena (Italy)
  38. Luca Calcaterra, full professor of Labor Law and EU Labor Law, Università Suor Orsola Benincasa di Napoli, Italia 
  39. Olivier Frayssé, Professor Sorbonne Université, France
  40. Eduardo Rojo Torrecilla, Universidad Autónoma de Barcelona, Spain
  41. David Sánchez Rubio, Profesor Titular, Universidad de Sevilla 
  42. Danièle Linhart, sociologue du travail. France.
  43. Nicole Maggi-Germain, enseignante-chercheure en Droit social, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, France
  44. Valerio Speziale, Full Professor of Labour Law, University “G. D’Annunzio”, Chieti – Pescara, Italy
  45. Lord John Hendy KC, honorary professor, University College, London, UK
  46. Ángel Javier Gallego Morales, Profesor Titular de Derecho del Trabajo,  Universidad de Granada, España
  47. Rodrigo Palomo Vélez, Profesor de Derecho del Trabajo, Universidad de Talca, Chile
  48. Andrew Wolf, Assistant Professor, Cornell University (ILR), United States
  49. Renato Janine Ribeiro, Professor Titular da Universidade de S. Paulo, Brazil
  50. Diamond Ashiagbor, Professor of Law, University of Kent, United Kingdom
  51. Marcelo Neves, Professor Titular de Direito Público, UNB, Brazil
  52. Elena Sychenko, associate professor, Saint Petersburg State University 
  53. Florence Debord, professeure, Université Lyon 2, France
  54. Annalisa Murgia, Associate professor, University of Milan, Italy
  55. Emmanuelle Mazuyer CNRS université Lyon 2, France
  56. Pierre-Emmanuel Berthier, Maître de conférences HDR à l’Université Lumière Lyon 2, France
  57. Chloé Lebas, PHD student and teacher, Université de Lille, France
  58. Jean Vandewattyne, Professeur UMONS, Belgique
  59. Raquel Maria Rigotto – Professora Titular do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará Brasil 
  60. Antonio A. Casilli, professor, Polytechnic Institute of Paris, France
  61.  Sidnei Machado – Professor of Labor Law, at the Federal University of Paraná (UFPR-Brazil)
  62. Angelina Peralva, professora emérita da Universidade de Toulouse
  63. Michael Willian Conradt, mestre em direito na UFPR, Brazil
  64. Tamás Gyulavári, Pázmány Péter Catholic University, Budapest, Hungary
  65. Rick Glofcheski, Professor, University of Hong Kong
  66. Richard Mitchell, Honorary Professor, Monash University, Melbourne, Australia 
  67. Elina Pessanha. professor, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
  68. David Cabrelli, Professor of Labour Law, University of Edinburgh (UK)
  69. Giulio Centamore, Senior assistant professor, University of Bologna, Italia
  70. Kurt Pärli, Professor for Social Private Law, University of Basel, Switzerland
  71. Carolina Martínez Moreno, Catedrática de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social de la Universidad de Oviedo (España)
  72. Katie Silene Cáceres Arguello, Professora Titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, Brazil
  73. Christina Hiessl, professor of labour law at KU Leuven (Belgium) and invited professor of social welfare at Yonsei University (South Korea)
  74. Blanca Estela Lemus Ruiz, Professor, Universidad Michoacana de San Nicolas de Hidalgo Michoacan, Mexico
  75. David B. Oppenheimer, Clinical Professor of Law, University of California, Berkeley, USA
  76. Gordon Anderson, Emeritus Professor, Faculty of Law, Victoria University of Wellington, New Zealand
  77. Christian Azaïs, Emeritus Professor, Conservatoire national des arts et métiers (CNAM), Paris (France)
  78. Dr Eugene Schofield-Georgeson (Senior Lecturer) University of Technology Sydney (UTS), Faculty of Law, Australia
  79. Guillermo Gianibelli, Catedrático de Derecho del Trabajo y la Seguridad Social de la Universidad Nacional de Buenos Aires, Argentina
  80. Filip Dorssemont, Full Professor Labour Law, UCLouvain, 
  81.   Josépha Dirringer, Univ. Rennes, France
  82. Aldacy Rachid Coutinho, Professora titular emérita, UFPR
  83. Jean Vandewattyne, Professeur UMONS, Belgique
  84. Jamie Woodcock, Senior Lecturer, University of Essex, UK
  85. Gloria Rojas Rivero, Catedrática de Derecho del Trabajo. Universidad de La Laguna, Spain
  86. Ricardo Antunes, Professor Titular de Sociologia do Trabalho da UNICAMP, Brasil
  87. José Dari Krein, Unicamp, Brasil
  88. Roberto Véras de Oliveira, Professor Titular, UFPB, Brazil
  89. Matteo Corti – Full Professor of Labour Law, Catholic University of Milan
  90. Marcia de Paula Leite, Universidad Autónoma Metropolitana, Unidade Cuajimalpa (UAM-Cuajimalpa), Mexico
  91. Luiz Augusto de Paula Souza, Professor Titular PUC-SP
  92. Amadeu José Montagnini Logarezzi, professor titular aposentado, Universidade Federal de São Carlos
  93. Laure Camaji, Senior Lecturer in labour law, Université Lyon 2, France
  94. Alex Callinicos, Emeritus Professor of European Studies, King’s College London, United Kingdom
  95. Iftikhar Ahmad, Founder, Centre for Labour Research, Pakistan
  96. Margarita Barañano, Professora Titular Sociología, Universidad Complutense de Madrid, Spain
  97. Phoebe V Moore University of Essex, United Kingdom
  98. Michel Miné, professeur du Conservatoire national des Arts et Métiers (France), titulaire de la chaire Droit du travail et droits de la personne, France
  99. Urwana Coiquaud, professeure, HEC Montréal, Canada
  100. Teresa Coelho Moreira, Associate Professor with Habilitation, Law School, University  of Minho, Portugal
  101. Treviliana Eka Putri, Lecturer, Universitas Gadjah Mada, Indonesia
  102. José María Miranda Boto, profesor titular, USC, Spain
  103. Jacob Carlos Lima, professor, UFSCar
  104. Ji Su Yoo, UC Berkeley, United States
  105. Jan Buelens, Professor of Labour Law, University of Antwerp, Belgium
  106. Cibele Saliba Rizek- Full Professor – University of São Paulo, Brazil
  107. Francisco José da Costa Alves, Professor Titular Universidade Federal de São Carlos, Brazil
  108. Stephen Bouquin, Professor, University of Paris-Saclay, France
  109. Beryl ter Haar, University of Warsaw (Poland) and University of Groningen (the Netherlands)
  110. Jens Schubert, Leuphana University Lüneburg, Germany
  111. Liana Carleial, Professora titular UFPR, Brazil
  112. Francis Kessler assistant professor Sorbonne law school University Paris 1, France
  113. Claire Marzo, Université Paris Est Créteil, France
  114. Emmanuel Dockès, professor, Université Lyon 2, France
  115. Wilson Ramos Filho, Professor Catedrático em Direito do Trabalho no Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia nas Faculdades Integradas do Brasil
  116.  Aelim Yun, Senior Researcher, Seoul National University, South Korea
  117. Tatjana Jakobi, executive director Public Policy Research Center, Serbia
  118. Ana Claudia Nascimento Gomes, PUC Minas, Brazil
  119. Ricardo Rezende Figueira, Professor NEPP-DH, UFRJ
  120. Angela Maria Carneiro Araújo – Full Professor of  UNICAMPhe State University of Campinas, Brazil
  121. Susana Martínez Alcántara, profesora-investigadora Titular C, Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco, Mexico
  122. Mariapaola Aimo, full professor, Università di Torino, Italia
  123. Richard Paul McIntyre,  Professor of Economics, University of Rhode Island, author, Are Worker Rights Human Rights?, United States 
  124. Geraldo Prado. Professor Visitante da Universidade Autónoma de Lisboa. Brasil 
  125. Augustus Bonner Cochran iii, Professor Emeritus of Political Science, Agnes Scott College, Atlanta, Georgia, EUA
  126. Ana Claudia Moreira Cardoso, consultora Ministério das Mulheres
  127. Maria Cecília Alves Pinto, desembargadora do trabalho, doutora pela Universidad Pablo de Olavide – UPO
  128. Gustavo Seferian, professor, Universidade Federal de Minas Gerais
  129. Jackeline Gameleira, pesquisadora e mestre em direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
  130. Daniele Barbosa (UFRJ/UnB), Brazil
  131. Fydel Mota, PHD student, UFPE, Brazil
  132. Rodrigo Carelli, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
  133. Carlos H Preciado . Professor URV Spain
  134. Magda Barros Biavaschi, desembargadora aposentada, Pesquisadora no CESIT/UNICAMP
  135. Laura Mora, profesora UCLM España 
  136. Oscar Javier Maldonado, Universidad del Rosario, Colombia
  137. Cinzia Barreto – advogada e professora Unijorge, Brazil
  138. Julice Salvagni, professora do PPG de Políticas Públicas da UFRGS 
  139. Pedro Daniel Blanco Alves, advogado e pesquisador, Universidade de São Paulo, Brasil
  140. Ana Carolina Reis Paes Leme, pesquisadora, UFPR (Brasil)
  141. Lorena Vasconcelos Porto, Professora da Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brazil
  142. César Sanson – Professor UFRN, Brazil
  143. Rodrigo Camargo, advogado e mestrando no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania – Universidade de Brasília, Brazil
  144.  Adriana Wyzykowski, professora adjunta, Universidade Federal da Bahia e Universidade do Estado da Bahia, Brazil
  145. Anselmo Luis dos Santos, Professor and Researcher at UNICAMP. CESIT – SOCIAL AND LABOUR ECONOMIC STUDY CENTER. ECONOMIC INSTITUTE, Brazil 
  146. David Ballesteros Ruiz, Investigador de Derecho del Trabajo y Seguridad Social, Universidad de Castilla-La Mancha, Spain
  147. Silvia Angélica Tavares Santos, mestranda na UnB, Brazil
  148. Carolina Pereira Lins Mesquita Professora UFRJ-PPGSD/UFF, Brazil
  149. Patricia Anastácio
  150. Arlete Moyses Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
  151. Erik Chiconelli Gomes, Coordenador Acadêmico, ESAOABSP, Brasil
  152. Denise de Almeida Guimarães, Professor at the Fluminense Federal University, Brazil
  153. Tamiris Santos, Research Associate (Loughborough University), United Kingdom
  154. Raquel Mattes -aposentada – UNESP, Brazil
  155. Giovana Labigalini Martins, Pesquisadora – USP, Professora –  FGVLaw, Brazil
  156. Romina Lerussi Inv adjunta CONICET ARGENTINA
  157. Maria Celeste Simões Marques, prof NEPP/UFRJ, Brazil
  158. Andrea Andujar, investigadora, Conicet/UBA, Brazil
  159. Rufino Carneiro, Independent CIT Consultant, Brazil
  160. Nívea Maria Santos Souto Maior, professora, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil 
  161. Anamaria Vital Martins de Matos, master degree’s student of Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
  162. Federico Rosenbaum Carli, Profesor Asociado de la Universidad Católica del Uruguay
  163. Nadine Tuane Henn, mestranda, UnB, Brazil
  164. Abel Guerra, PhD Researcher, London School of Economics and Political Sciences, United Kingdom
  165. Vera Khovanskaya, Assistant Professor, University of Toronto, Canada
  166. Carolina Parreiras, researcher, University of São Paulo, Brazil
  167. Gabriel Lopes, professor doutor, UniDrummond, Brazil
  168. Rafael Grohmann, assistant professor of media studies, University of Toronto, Canada
  169. Elsa Cristine Bevian -Professora Universidade Regional de Blumenau, Brazil
  170. Matheus Viana Braz, professor at the Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brazil
  171. Antonio Rodrigues de Freitas Júnior, Associate Professor-University of Sao Paulo School of Law, Brazil
  172. Guilherme Caldas de Souza Campos, Instituto de Economia, Unicamp, Brazil
  173. Benjamin Anderson, Lecturer, Simon Fraser University, Canada
  174. Ricard Espelt, senior researcher, UOC, Spain
  175. Marilane Teixeira, professora e pesquisadora, Unicamp, Brazil
  176.  Jamie Divine, Student, Leiden University, Netherlands
  177. Ricardo Festi – Professor – UnB, Brazil
  178. Regina Celia Bega dos Santos, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
  179. Noirma Murad professor at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
  180. Claudio Di Mauro  – Geógrafo aposentado UFU e UNESP, Brazil
  181. Roberto Pompa, Presidente Asociaciòn Latinoamericana de Jueces del Trabajo, Argentina
  182. Mariana González, investigadora FLACSO-CONICET, Argentina
  183. Maria del Luján Charrutti profesora adjunta Udelar, Uruguay
  184. Ticiane Lorena Natale, PhD student, University of São Paulo, Brazil
  185. Murillo van der Laan (pós-doutorando, Unicamp), Brazil
  186. Lorena de León, docente ucudal y aspirante udelar fder, Uruguay
  187. Nicolas Pizzo – Aspirante a Profesor Adscripto – Faculad de Derecho – Universidad de la República (UdelaR – Uruguay)
  188. Valdete Souto Severo, professora, UFRGS, Brazil
  189. Marcelo Azevedo Chamone, pesquisador, USP, Brazil
  190. Barbara Gomes, Université d’Avignon, France
  191. Maria Damaceno. Advogada. Mestranda UFRJ, Brazil
  192. Francisco Luciano de Azevedo Frota – Juiz do Trabalho, Brazil
  193. Matthieu Vicente, Lecturer, University Paul Valéry Montpellier 3, France
  194. Mauro Pucheta, Lecturer in Law, University of Kent, United Kingdom
  195. Hugo Cavalcanti Melo Filho,  Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco,  Brasil.
  196. Edemilson Paraná, LUT University, Finland
  197. Aguimar Martins Peixoto,  magistrado, universidade federal de mato grosso- UFMT, Brazil
  198. Marcelo José Fernandes da Silva, mestrando em Filosofia, Brazil 
  199. Renan Kalil, pesquisador de pós-doc, USP, Brazil
  200. Patrick Feuerstein, Researcher, Berlin Social Science Center (WZB), Germany
  201. Maria Rosaria Barbato, Associate Professor, UFMG, Brazil
  202. Maheo Olivier, collaborateur, IHTP (Paris 8-CNRS), France
  203. Flávia Máximo – Professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Brazil
  204. Wanise Cabral Silva, Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, Brazil 
  205. Karen Artur – Profa. Adjunta da UFJF, Brazil
  206. Daniel Vizuete-Sandoval, Assistant Researcher, CTS Lab de FLACSO, Ecuador
  207. Patrick Dieuaide, Associate Professor, University of Sorbonne-Nouvelle, France
  208. Isaura Barbosa de Oliveira Lanza UFJF, Brazil
  209. Pía Garavaglia, researcher, Universidad de Buenos Aires/Université Sorbonne Nouvelle, France
  210. André Costa UFPE, Brazil
  211. Thais Helena Barreira, Researcher, Fundacentro, Ministério do Trabalho e Emprego Brazil
  212. Maria Cristina Strausz,  Fiocruz,  Brasil
  213. Rafael Teixeira Ramos, Investigador na FDUC, Brazil
  214. Célio Horst Waldraff, desembargador do TRT9 e professor da UFPR, Brazil
  215. Rômulo Soares Valentini. Professor dos cursos de pós-graduação. PUC/MG e Ibmec, Brazil
  216. Carla de Campos Ferreira, Escola de Serviço Social, UFRJ, Brasil
  217. Renata Queiroz Dutra, Professora Adjunta, Universidade de Brasília, Brazil
  218. Felipe de Melo Barbosa, mestre, especialista e graduado em Direito do Trabalho pela USP, Brazil
  219. Joana DArc de Oliveira, post doctoral student, University of São Paulo, Brazil
  220. Kalilou Barry, Paris-Est Créteil University, France 
  221. Ana Carolina Esperancin Gomes Araújo, servidora pública, UFMS, Brasil
  222. Graciela Villanueva, professeure, université Paris-Est Créteil, France
  223. José Luiz Soares, pesquisador, UFRJ, Brazil
  224. Priscila Lauande, UDF e ETUI, Brasil
  225. Lorena Camarotti
  226. Célia Regina Camachi Stander, Brazil
  227. Marcelo Manzano, Professor, Unicamp, Brazil 
  228. Leonardo Wandelli – Professor e pesquisador, Brazil
  229. Roberta Popov Pavan Malagoli
  230. Marco Gonsales IFCH UNICAMP, Brazil
  231. Claudia Nociolini Rebechi, professora, Universidade Tecnológica Federal  do Paraná, Brazil
  232. Lelia Regina Cremona Rodrigues
  233. Camila Santos Nadim Ginebro, Estudante, UFSCar.
  234. Patrícia Vieira Trópia, Docente, UFU
  235. João Berthier – college professor – PUC RIO (Brazil) and UERJ (Brazil)
  236. Estela Titton, aposentada
  237. Rogério Pacheco Alves, Professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense 
  238. JJ Fueser, community-based researcher, RideFair campaign, United States
  239. Andréa Tertuliano de Oliveira, Procuradora do Trabalho na 2ª Região
  240. Leda Gitahy, Professor, Unicamp, Brazil
  241. Marc Steinberg, Professor, Concordia University, Montreal, Canada
  242. Lucia Maschi, lawyer, University of the Republic of Uruguay 
  243. Thiago Brandão, Postdoc, Rio de Janeiro State University (UERJ), Brazil
  244. Paula Marcelino, professora USP, Brazil
  245. Luiz Marques, faculty, State University of Campinas, Brazil
  246. Hugo Dias, Associate Professor, Unicamp, Brazil
  247. Marcelo Ridenti, Professor, Unicamp, Brazil
  248. Miriam Santos,  aposentada PMSP, PUC-SP, Brazil
  249. Cassio da Silva Calvete, professor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
  250. Rebecca Tarlau/ Associate  Professor/ Stanford University, United States
  251. Angela Arruda, retired professor, UFRJ, Brazil
  252. Henrique Amorim, Unifesp, Brazil
  253. André Augusto de Almeida Alves professor associado UEM, Brazil
  254. Angela Arruda, Professora aposentada. UFRJ, Brazil
  255. Thelma Flaviana Rodrigues dos Santos, pesquisadora independente, TDEPP/CNPq/UFCG, Brazil
  256. Andrea Alarcon, postdoctoral research fellow, University of Queensland, Australia
  257. Maria Eugenia Vanzolini, consultant, University of São Paulo School of Medicine, Brazil
  258. Maria Cristina Paulo Rodrigues, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF)
  259. Geraldo Moreira Prado Biblioteca do Paiaiá, University of Queensland
  260. Jacqueline Low-Beer, Depto. de Geografia do Instituto de Humanas da Universidade de Brasília, Brazil
  261. Valeria Barbieri – Designer – FAAP – SP,  Brazil
  262. Serhat Tutkal, Postdoctoral Researcher, El Colegio de México, Mexico
  263. Nataliya Nedzhvetskaya, PhD Candidate, University of California, Berkeley, United Stantes
  264. Maria Virgínia Cerqueira, aluna, UFMG, Brazil
  265. Caio Navarro de Toledo, professor aposentado Unicamp,,  Brazil
  266. Eduardo Chapadeiro, independent geologist, Brazil
  267. Márcio Moneta, Professor, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
  268. Beatriz Vianna Henry USP São Paulo Brasil, Brazil
  269. Alvaro Crosta,  Professor, State University of Campinas, Brazil
  270. Maria Aparecida Bridi, professora, Universidade Federal do Paraná, Brazil
  271. Andréia Galvão, professor, Unicamp, Brazil
  272. Arline Sydneia Abel Arcuri  pesquisadora aposentada da Fundacentro
  273. João Eduardo de Morais Pinto Furtado, Lecturer, Sao Paulo University, Brazil
  274. Julia Tomassetti, Law Lecturer, Swinburne University of Technology 
  275. Zoe Zhao, Assistant Professor, UC Santa Cruz, US
  276. Anna Zilli, associate professor, University of Udine, Italy
  277. Alicia Hendrics, PhD researcher, Hasselt University, Belgium
  278. Francesca Barp, PhD candidate, University of Bern, Switzerland
  279. Sawmiya Rajaram, Associate Professor, O.P Jindal Global University, India
  280. Bhavna Ramji, Attorney, Casual Workers Advice Office & University of the Western Cape, South Africa
  281. Universitat de València
  282. Paula Frassinetti Mattos advogada
  283. Alessandra Azevedo, docente, UFRB 
  284. Jonas C. L. Valente,  Postdoc researcher, Oxford Internet Institute, United Kingdom
  285. Tobias Kuttler, postdoctoral researcher, WZB Berlin Social Science Center, Germany
  286. Edilton Meireles, professor, UFBA, Brazil
  287. Rossella Bozzon, Assistant professor, University of Catania, Italy
  288. Oguz Alyanak, Postdoctoral Researcher, University of Oxford, United Kingdom
  289. Maristela Oliveira Fonseca, ex-aluna UFMG, PUC-Minas,PUC-Rio, UFSC, Brazil
  290. Adriana Marques da Cunha, professor, Facamp, Brazil
  291. Janaína Santos de Siqueira , Equipe de pesquisa EpisSAT Entregadores,  Doutoranda em Saúde Coletiva UFBA/UFRJ, Brazil
  292. João Pedro Ferreira Perin, Concordo, Universidade Federal de São Carlos
  293. Anjali Krishan, Postdoctoral Researcher, University of Oxford, United Kingdom
  294. Marcia de Paula Leite, Unicamp, Brazil
  295.  César F. Rosado Marzán, the University of Iowa, Iowa, USA
  296. Eric M. Fink, Associate Professor of Law, Elon University, United States
  297. Saskia Klosse, professor Labour Law and Social Security University of Maastricht
  298. Sanja Stojković Zlatanović, Senior Research Associate, National Institute of Social Sciences, Center for Legal Research, Belgrade, Serbia
  299. Nicolas Bueno, Law Professor, UniDistance Suisse, Switzerland
  300. Guilherme Henrique Guilherme – International Visiting Graduate Student – University of Toronto, Canada
  301. Giovanna Zampieri 2nd year Phd Candindate in Labour Law University of Padua, Italy
  302. Norma Möllers, Associate Professor, Queen’s University, Canada
  303. Juan Manuel Ottaviano, abogado laboralista, CETyD, Argentina
  304. Lia Seixas, professor, UFBA, Brazil
  305. Reynaldo Aragon Gonçalves, Phd Student, Universidade Federal Fluminense, Brazil
  306. Muza Clara Chaves  Velasques / Docente – Fiocruz
  307. Luis Henrique Nascimento Gonçalves
  308. Rafael Evangelista – pesq/prof – Unicamp, Brazil
  309. Claudia Nonato, Universidade de São Paulo, Brazil
  310. Thaís Regina Aiello – UMESP, Brazil
  311. Ana Regina Rêgo, Sub-Coordenadora PPGCOM- Universidade Federal  do Piauí, Brazil
  312. Letícia Pessoa Masson – pesquisadora, Fiocruz, Brazil 
  313. Pollyana Ferrari, PhD in PUC-SP, Brazil.
  314. Bartira Souza, Civil Servant in the Brazilian Federal Government and Labour Lawyer, Master in Social Innovation for Sustainable Development – University of Torino, Italy 
  315. Diogo Lopes de Oliveira, Tenure Assistant Professor, Universidade Federal de Campina Grande, Brazil
  316. Vitor Souza Lima Blotta, Professor, University of São Paulo, Brazil 
  317. Humberto Rodrigues Moreira, Professor, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brazil
  318. Alessandra Barros Marassi, docente na Cásper Líbero, Brazil
  319. Cirlene Christo – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
  320. Geneviève Pignarre, professeur émérite. Université Savoie Mont-blanc
  321. Thaís Brianezi, professor at the University of Sao Paulo, School of Communication and Arts
  322. Patrice Adam, Professeur de droit, Université de Lorraine, France
  323. Maria José Braga, Jornalista, Instituto Federal de Goiás, Brazil
  324. Professeur de droit privé à l’Université de Picardie (France)
  325. Frédéric Guiomard Professeur de droit, Université Toulouse Capitole, France
  326. José Luiz Aidar – PUC-SP 
  327. Leah Horgan, Computing Innovation Fellow, Northeastern University, United States
  328. Beltrán Roca, Professor in Sociology, University of Cádiz, Spain
  329. Vanessa patriota da Fonseca, UFPE, Brazil
  330. Pedro Nicoli, Professor, Universidade Federal de Minas Gerais
  331. Frederico Garcia Fernandes, professor Associado, Universidade Estadual de Londrina
  332. Geraldo dos Santos Forte 
  333. FDRP-USP-RIBEIRÃO-GEDTRAB
  334. Cláudia Lopes,  docente e pesquisadora
  335. Flávia da Silva Clemente, professora, UFPE – Universidade Federal de Pernambuco 
  336. Prof. Juliano Domingues, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)/Universidade de Pernambuco (UPE)
  337. Mônica R Costa, docente, UFPE
  338. Maria Helena Cariaga Silva 
  339. Diego Nicolás Ferrari, Assistente Social, UFRJ
  340. Ana Yara Paulino FSP/USP
  341. Andréia De Conto Garbin – PUCSP
  342. Andréia da Cunha Malheiros Santana. Professor associado. Universidade Estadual de Londrina 
  343. Cleier Marconsin, Professora Universitária, UERJ, Brazil 
  344. Elisabetta Santoro, professor, Universidade de São Paulo
  345. Denise Carmen de Andrade Neves – Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social – PUC Goiás
  346. Renata Paparelli PUCSP
  347. Adriana Calvo post PHD university of São Paulo – USP
  348. Francisco Gérson Marques de Lima, Universidade Federal do Ceará, Brazil
  349. Mariana Nepomuceno, professora, Universidade Católica de Pernambuco 
  350. Danilo Enrico Martuscelli, Profesor of Political Science, Federal University of Uberlândia (UFU)/Brasil 
  351. Raquel Paese – coordenadora site DMT em Debate
  352. Fernanda Sobral, UNB, Brazil 
  353. Juan Carlos Celis, Universidad Nacional de Colombia 
  354. Ana Maria Almeida Marques, professora, Faculdade CDL.
  355. Helena Martins – UFC
  356. Levi Noleto Paiva, pesquisador, Universidade Federal do Ceará
  357. Julio Cesar Neffa, Profesor, Universidad Nacional de Moreno, Argentina
  358. Cyntia Santos Ruiz Braga, advogada, professora e pesquisadora, USP, Brazil
  359. Silvia Garro, profesora, Universidad de Buenos Aires 
  360. Hélio, researcher and Federal University of Ceará – Brazil
  361. Mirtes Shiraishi, lawyer, USP
  362. Mônica Mustafci, psicóloga 
  363. Anderson Nunes Costa Fernandes Vieira, pesquisador
  364. Marcia Araujo Gois Albuquerque, researcher, Universidade Federal do Ceará (UFC)
  365. Nayla Rochele Nogueira de Andrade, advogada, universidade federal do Ceará 
  366. Felipe Caetano da Cunha – researcher – Federal University Of Ceará 
  367. Jose Rogério de Andrade Silva- pesquisador 
  368. Carlos Eduardo Pinheiro da Silva, pesquisador e professor de Direito e Processo do Trabalho
  369. Francisco Péricles Rodrigues Marques de Lima, pesquisador, Universidade Federal do Ceará 
  370. Luiz Paulo Oliveira, Professor Associado, UFRB, Brazil
  371. Rafael Henrique Dias Sales. Doutorando e mestre pela UFC. Advogado Trabalhista.
  372. Mariana dos Anjos R Carvalho e Silva
  373. Silvio Beltramelli Neto, Faculty Member, PUC-Campinas 
  374. Jardel Gonçalves Anjos Ferreira, advogado, FDUSP 
  375. Isabel Roque, Researcher, University of Coimbra, Portugal
  376. Robertson George Fontenelle Vieira, Labour Lawyer and Labour Law Researcher Member in GRUPE (Study Group on Labour Law and Labour Judicial Process, Extension Project linked to Law School of the Federal University of the State of Ceará, Brazil)
  377. Jorge Ignacio Sandoval Ocaña Profesor de Tiempo Completo UNAM, México
  378. Nadia Pereira dos Santos
  379. Claire MAGORD, Maîtresse de conférences en droit, Université de Poitiers, France
  380. Francesca Martinelli, Director, Centro Studi Doc Foundation, Italia
  381. Vagner Emílio Beli 
  382. Fernanda Pacheco da Silva
  383. Cláudio Roberto de Araújo Bezerra, professor e pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco 
  384. Regina Sonia Costa Farias
  385. Bianca Neves Bomfim Carelli, Mestre em Direito, UFRJ, Brasil
  386. Vânia Gabryella Gonçalves Ruiz Universidade Federal do Ceará 
  387. Ponge Rémy, professor of sociology, Aix-Marseille University (France)
  388. Marcos Paulo da Silva, Associate Professor, Federal University of Mato Grosso do Sul, Brazil
  389. Leonardo Foletto, professor, FGV ECMI, Brazil
  390. Flavio Antônio de Castro, aposentado, Unicamp 
  391. Marcelo Milan, Associate Professor, Federal University of Rio Grande do Sul
  392. Pedro Salgado, Lecturer of International Relations and Politics, University of Portsmouth, United Kingdom
  393. Antonio Fernandes Neto,  advogado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Pucc
  394. Luisa Barbosa, Postdoctoral researcher at SOAS, University of London
  395. JOSE EYMARD LOGUERCIO, PESQUISADOR, Universidade de Brasilia -UnB
  396. César Augusto Silva mendes 
  397. Luiz Carlos Pinto da Costa Júnior, Coordinator of the Master’s in Creative Industries, Universidade Católica de Pernambuco
  398. Odair Furtado, associate professor,PUC-SP
  399. Eduardo Siqueira, Professor Emeritus, University of Massachusetts Boston
  400. Gabriel, student at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  401. Iraide Pita, docente, Universidade São Judas 
  402. Enio Silva 
  403. Lelia Regina Cremona Rodrigues 
  404. Francisco Viana – Instituto Silvia Lane
  405. Heleno Rodrigues Corrêa Filho,  Prof. Livre Docente Aposentado – UNICAMP/FCM/DSC
  406. David Carvalho de Araújo, Professor, desempregado.
  407. Joana A. Coutinho, Professora UFMA, Brazil
  408. Ludmila Costhek Abilio, Researcher, University of Sao Paulo
  409. Maria Dionísia do Amaral Dias, prof assist dr, Unesp, Brazil
  410. Luis Manuel Pérez, docente, UAM, México
  411. Swati Chintala, PhD Candidate, NYU, United States
  412. Flavio Silveira Freitas, Professor and Lawyer, Universidade Estácio de Sá, Brazil
  413. Gabriela Caramuru Teles, professora Economia, UFPR, Brazil. 
  414. Flavia Julius, PhD student, Macquarie University, Australia 
  415. Grijalbo Fernandes Coutinho- mestre e doutor em Direito pela UFMG- Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais- . Magistrado do Trabalho do TRT 10. 
  416. João Batista Martins César, professor Faculdade de Direito de Sorocaba
  417. Ivan Simões Garcia – Professor Associado Universidade do Estado do Rio de Janeiro 
  418. Ludmila Bolivar Faioli Silva 
  419. Megan Wiessner, PhD Candidate, New York University, United States
  420. Janaine Aires – Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  421. Cynthia Fischer,  professor, IFSP, Brazil
  422. Gerónimo Robledo, coordinador académico Congreso Colombiano Estudios del Trabajo, Universidad Nacional de Colombia 
  423. Miroslaw Wlodarczyk, profesor University of Lodz, Poland
  424. Marnix Dressen-Vagne, UVSQ, Paris-Saclay, France
  425. Natália Soprani Valente Muniz, master student, UFRJ
  426. Cesar Widniczek 
  427. Janaina Visibeli Barros, docente nos cursos de Comunicação Social, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EPCO da Universidade do Estado de Minas Gerais. 
  428. Katherine Cilae Benedict, teacher, Colégio Pedro II 
  429. Angélica Cardoso Gueiros, teacher, Colégio Pedro II
  430. Ricardo Pereira UDF Brasília, Brazil 
  431. Juliana Teixeira Esteves,  professora, Universidade Federal de Pernambuco 
  432. Renata Versiani, Professora, UFRJ
  433. Tatiana Sachs, Associate professor, Université Paris Nanterre, France
  434. André Augusto Siviero, researcher (Mestrado), UFRJ – PPGD
  435. Murilo Oliveira, professor da Universidade Federal da Bahia, Brazil 
  436. Nahema Nascimento Falleiros – PhD candidate, PPGCI-IBICT-ECO-UFRJ, Brazil
  437. Mathias Wouters, FRIS, Belgium 
  438. Tania Bazzani, Senior Researcher, Europa Universität Viadrina, Frankfurt Oder, Germany
  439. Maayan Niezna, Lecturer, University of Liverpool School of Law and Social Justice, UK 
  440. Marco Rocca, Researcher, National Centre for Scientific Research (CNRS), FR
  441. Natalie Sedacca, Assistant Professor in Employment Law, Durham University, UK 
  442. Gavin Mueller, Assistant Professor of New Media and Digital Culture, University of Amsterdam, NL
  443. Ania Zbyszewska, Assistant Professor in Law and Work, Carleton University, Canada.
  444. Víctor Riesgo Gómez, social researcher at UNED and assistant professor at USAL, Spain.
  445. Silvia Borelli, professor at the university of Ferrara (Italy)
  446. Lorenzo Zoppoli, professore ordinario di Diritto del lavoro, Università di Napoli Federico II
  447. Carmelo Romeo già prof ordinario di diritto del lavoro nell’Università di Catania
  448. Dr. Federico Fusco, Assistant Professor of Law, Alfaisal University, Saudi Arabia
  449. Maurizio Falsone, professore associato, Università Ca’ Foscari di Venezia
  450. Lorenzo Scarano, università di Bari, Italia
  451. Vito Pinto, Professore Ordinario Università di Bari, Italia
  452. Lisa Amoriello, adjunct Professor of Labour Law, University of Florence
  453. Gisella De Simone, University of Genoa, Italy
  454. Antonella D’Andrea, UNIVERSITA’ DI ROMA TOR VERGATA, Italia
  455. Giovanni Pino Capo di Gabinetto Commissione di garanzia scioperi nei servizi essenziali, Professore associato di Diritto del lavoro
  456. Silvia Rainone, senior researcher at European Trade Union Institute and affiliated at KU Leuven
  457. Giulia Frosecchi, University of Florence, Italia
  458. Chiara Lazzari, Professore Associato, Università di Urbino, Italia
  459. Marcos Aragão de Oliveira, PhD candidate researcher, PUC-Rio
  460. Gilberto Miranda,  Ator
  461. Maysa Santos de Andrade, researcher at UFRJ – Federal University of Rio de Janeiro
  462. José Luiz Soares, pesquisador, UFRJ 
  463. Milena Rouxinol, assistant professor, Portuguese Catholic University
  464. Joana Nunes Vicente, Assistant Professor,University of Coimbra
  465. Catarina Carvalho, Associate Professor at Universidade Católica Portuguesa 
  466. Caillaud Pascal, CNRS Researcher, Nantes (France)
  467. Marco Santana, Professor, Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ)
  468. Marcos Vinícius Sales, Doutorando em Sociologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  469. Luísa Andias Gonçalves, Professora Auxiliar, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal
  470. João Paulo Rodrigo Hermes da Silva, doutorando em Estudos da Mídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN)
  471. António Garcia Pereira, Advogado e Professor Associado (aposentado) ISEG- Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Portugal
  472. João Zenha Martins, Professor Associado, NOVA School of Law, Portugal
  473. Nina Desgranges, researcher, Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ)
  474. Robert Forrant, Distinguished University Professor of History, University of Massachusetts Lowell, United States
  475. René Mendes / Coordinator of the Observatory of Impacts of Work on Life and Health of the Woking Class / Institute of Advanced Studies / University of São Paulo (IEA/USP). São Paulo.
  476. Daniela Izzi, University of Turin, Italy
  477. Susan Moir, ScD, University of Massachusetts, retired 
  478. Marie A. Menard, PhD Student, Université Paris-Est Créteil, France.
  479. Kenshin Nakano, PhD Student, Université d’Aix-Marseille, France
  480. Gwendal Roblin, PhD Student, Université de Poitiers, France.
  481. Isabelle Martin, Associate Professor, School of Industrial Relations, Université de Montréal, Canada
  482. Aljoša Polajžar, Researcher, University of Maribor Faculty of law, Slovenia
  483. Jack Beadsworth, PhD Student, University College London, United Kingdom
  484. Ruwan Subasinghe, Legal Director, International Transport Workers’ Federation (ITF)
  485. Isabelle Daugareilh, Research Director CNRS – University of Bordeaux, France
  486. Gerdien Oldenhuis, Assistant Professor, University of Groningen (the Netherlands)
  487. Stéphanie Bernstein, Professor, Département des sciences juridiques, Université du Québec à Montréal, Canada
  488. Yaroslava Genova, senior lecturer, University of Plovdiv, Bulgaria
  489. René Mendes / Coordinator of the Observatory of Impacts of Work on Life and Health of the Woking Class / Institute of Advanced Studies / University of São Paulo (IEA/USP). São Paulo.
  490. Daniela Izzi, University of Turin, Italy
  491. Susan Moir, ScD, University of Massachusetts, retired, United States 
  492. Guilherme Guimarães Feliciano – Associated Professor (III) – University of São Paulo (Brazil)
  493. Giovanni Orlandini, Professore ordinario Università degli Studi di Siena -Italy
  494. Bruno Maria Russo, PhD candidate, University of Pisa (Italy)
  495. Balaji Parthasarathy, International Institute of Information Technology Bangalore, India
  496. Belén Albornoz, Lab Coordinator, FLACSO, Ecuador 
  497. Alessio Bertolini, Researcher University of Oxford, United Kingdom
  498. Derly Sanchez Vargas, Universidad del Rosário, Colombia
  499. Heiner Fechner, Postdoctoral Researcher, CRC 1342, University of Bremen, Germany
  500. Aria Huys, PhD Candidate, KU Leuven, Belgium
  501. Shirley Lin, Assistant Professor of Law, Brooklyn Law School, United States
  502. Diego Álvares Alonso, Associate Professor of Labour Law and Social Security Law, University of Oviedo, Spain
  503. Adam Badger, Lecturer, Newcastle University, United Kingdom
  504. Flora Bajard, Researcher at French National Center for Scientific Research (CNRS), France
  505. Guy Bellemare, Professeur associé, Département de relations industrielles, Université du Québec en Outaouais, Canada
  506. Rafael Encinas de Muñagorri, Nantes Université, Droit et changement social, France
  507. Michele Molè, PhD student, University of Groningen, The Netherlands
  508. Felicia Rosioru, Associate Professor of Labour Law and Social Security Law, Faculty of Law, Babes-Bolyai University, Romania
  509. Martine D’Amours, PhD, Associate (retired) Professor, Département des relations industrielles, Université Laval. Quebec, Canada
  510. Felice Testa – Università Europea di Roma, Italia
  511. Maria Cristina Cataudella, Professore ordinario presso l’Università di Roma Tor Vergata, Italia
  512. Carole Yerochewski, University of Montreal, Canada 
  513. Noemia C. Galduroz, advogada e professora da Universidade Paulista UNIP, Brazil
  514. Jesús Cruz Villalón, Universidad de Sevilla (España)
  515. Mijke Houwerzijl, Professor of Labour Law, Tilburg University (the Netherlands)
  516. Jennifer Nielsen,  Associate Professor, Southern Cross University, Queensland, Australia
  517. Frances Flanagan, Lecturer, University of Technology Sydney, Australia
  518. Pierluigi Digennaro, Research Fellow, State University of Milan, Italy
  519. Maria Leonor Poço Jakobsen  – advogada- universidade São Francisco
  520. Karen Messing Professor Emerita, Université du Québec à Montréal, Québec, Canada
  521. Eduardo Carrillo, Co- Executive Director, TEDIC, Paraguay 
  522. Maria Rohane de Lima, Professora Aposentada, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
  523. Rick Glofcheski, Adjunct Professor, Faculty of Law, University of Hong Kong
  524. Tim Bartkiw, Toronto Metropolitan University, Canada.
  525. Dávid Petri, Pázmány Péter Catholic University, Budapest, Hungary.
  526. Kalina Arabadjieva, European Trade Union Institute, Belgium
  527. Eusebi Colàs-Neila, Profesor agregado, Universitat Pompeu Fabra (Barcelona), Spain
  528. Luciana de Aboim Machado – Professora  Associada IV da  Universidade Federal de Sergipe , Brazil
  529. Mélanie Dufour-Poirier, Ph. D., associate professor, University of Montreal, Canada
  530. Olivier Lipari-Giraud, CNRS, research director, policy scientist, CNAM, Paris (France)
  531. Daniele Gabrich Gueiros, professora adjunta da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
  532. Ana Luísa Palmisciano, professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC- Rio., Brazil
  533. Ben Mabie, freelance editor and researcher, Brooklyn NYC, United States
  534. Bruno Roso da Silva, advogado trabalhista e sindical.
  535. Nathália Carvalho Menezes, advogada trabalhista
  536. Cristiano Paixão, Professor Associado da Universidade de Brasília (UnB)
  537. Euan Gibb, Regional asst., Public Services International – PSI
  538. Anne-Marie Pailhes Professeure Université Paris Nanterre, France
  539. Ricardo Marcelino, Professor, Universidade Católica de Pernambuco
  540. Henri Nicholas do Carmo, UFRJ,  Brasil 
  541. Emiliano Brunet, Professor, UFRJ – Faculdade Nacional de Direito, Brasil
  542. Esther Kuperman 
  543. Marton Maués, professor 
  544. Marco Tufo, Post doctoral researcher, University of Siena, Italia
  545. Mathieu Hocquelet, Céreq / Aix-Marseille University (France)
  546. Fotis Vergis, Lecturer in Law, Gonville & Caius, University of Cambridge, United Kingdom
  547. Ana Murcia Claveria, Universidad de Valladolid, Spain
  548. Arturo Arriagada, Universidad Adolfo Ibáñez, Chile.
  549. Nermin Oruc, Center for Development Evaluation and Social Science Research, Bosnia and Herzegovina.
  550. Anna Maria Battisti, associate professor of University of Rome Tor Vergata, Italy
  551. Giada Della Rocca, ricercatrice, Tor Vergata, Italy
  552. Gustavo Lívio Dinigre Pinto, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
  553. Clarisse Ines de Oliveira, profa. Adjunta de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Universidade Federal Fluminense do pólo Volta Redonda
  554. Paulo de Carvalho Yamamoto, Assessor Jurídico da Rede ILAW (International Lawyers Assisting Workers Network).
  555. Cora Hisae Monteiro da Silva Hagino. Professora do  Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense.
  556. Lara Porto Reno, Servidora da Justiça do Trabalho e Pesquisadora do GPTC/USP.
  557. Matías Cremonte, Presidente de la Asociación Latinoamericana de Abogados y Abogadas Laboralistas (ALAL).
  558. Cynthia Benzion, Presidenta de la Asociación de Abogados y Abogadas Laboralistas (Argentina).
  559. Pablo Franco Hernández. ILAW México.
  560. Maria de Fátima dos S Campanella, pesquisadora GPTC-USP, São Paulo, Brasil
  561. María Paula Lozano, Profesora Adjunta de Derecho Social del Trabajo, Universidad Nacional de La Plata (UNLP).
  562. Helena Pontes dos Santos, Servidora da Justiça do Trabalho e Pesquisadora do GPTC/USP.
  563. Maria Vitoria Queija Alvar, Professora Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho USJT – São Paulo  e  Professora Credenciada  do Curso de  Pós Graduação Faculdade de Direito de Franca – SP.
  564. Juliana Pullino Reis, Mestre em Direito, Professora de Graduação de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Universidade São Judas Tadeu – São Paulo  e  Professora Convidada da Pós Graduação da Faculdade de Direito de Franca – SP, Coordenadora do Curso de Direito da USJT-Mooca.
  565. Roseli dos Santos Martins, professora de direito do trabalho e processo do trabalho nos cursos de graduação da Universidade São Judas Tadeu, São Paulo 
  566. Rute Mikaele Pacheco da Silva, Ciências Sociais – Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Colaborativas com Povos Indígenas, Comunidades dos Quilombos e Povos e Comunidades Tradicionais nas Américas (LAEPI), Brasil
  567. Erika Paula de Campos, advogada, professora de direito do trabalho e processo do trabalho no Unicuritiba, Curitiba, Pr, Brasil. 
  568. Flor Edith González Pardo, abogada, defensora de derechos humanos laborales. Ciudad de México, México.
  569. Angie Toapanta Ventura, Centro de Investigación y Defensa del Derecho al Trabajo, Ecuador. 
  570. Maria Aparecida André Costa, advogada, formada em 1989 pela Universidade Mackenzie, São Paulo, Brasil
  571. Arthur Andreoni Calixto, advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho pela PUC/SP
  572. Fabíola Marques, advogada, professora da graduação e pós-graduação de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da PUC/SP
  573. Erazê Sutti, advogado, pesquisador integrante do GPTC-USP e do NTADT-USP, presidente da AATJ, presidente das Comissões da Advocacia Assalariada da OAB SP e também da ABRAT 
  574. Pedro Henrique Abreu Benatto – Doutor em Direito, advogado, professor da graduação das FMU, USJT e EPD. Coordenador da pós graduação do I9 Educação e professor convidado da pós graduação Direito Franca
  575. Yuri Nabeshima, advogada, graduada e mestre em direito pela USP, São Paulo, Brasil.
  576. Felipe Meleiro Fernandes, advogado, professor, pesquisador  do Núcleo o trabalho além do Direito do Trabalho NTADT – USP.
  577. Eduardo von Adamovich – Associate Professor Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Brazilian Academy of Labour Law  
  578. Daiana Monteiro Santos, pesquisadora membro do GPTC-USP, mestre em Direito Social pela Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne. Brasil. 
  579. Elsa Cristine Bevian, Professora do Centro de Ciências Jurídicas da FURB, Brasil
  580. Dorothy Wigmore, MS, Occupational Health Specialist/Researcher, Canada
  581. Samuel Alves da Silva, Advogado, especialista em Direito do Trabalho, Turma XI-USP. Brasil
  582. Almiro Eduardo de Almeida. Doutor em Direito do Trabalho, Juiz do Trabalho e Professor na Universidade de Santa Cruz do Sul/RS, Brasil.
  583. Ricardo Sant’ Ana Felix dos Santos, antropólogo, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF (PPGSD), professor substituto da Faculdade de Educação da UFF e pesquisador independente.
  584. Carolline Vasconcellos Pereira, Pesquisadora da UFRJ
  585. Giuseppe Ludovico, Università degli Studi di Milano, Italia
  586. Alvaro Neder, Professor Titular de Etnomusicologia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNIRIO
  587. Júlia Donley, doutoranda em sociologia, Universidade Sorbonne Nouvelle (CREDA UMR 7227), France
  588. Silvia Sobreira, Professor Federal University of the State fo Rio de Janeiro, Brazil
  589. José Alberto Salgado, Professor Titular, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
  590. Heloisa Helena A Borges Q. Goncalves, Unirio
  591. Matthew Cole, Lecturer in Technology, Work and Employment, University of Sussex
  592. Daniela Muradas, Professora de Direito do Trabalho da UFMG 
  593. Almir Cortes Barreto
  594. Mary Anne Pedro Ferreira, researcher, Federal University of Rio de Janeiro
  595. Ana Larissa da Silva Brasil, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina.

Fonte: Trab21

Close