fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:49 Agenda Sindical, Recentes

Em nota, CUT exige fim de cooperação militar do Brasil com Israel

Como resolução do Congresso Extraordinário da CUT, realizado no dia 1°/3, a CUT expressou, por meio de nota, seu total repúdio aos ataques do exército israelense, no dia 29 de fevereiro, a um grupo de civis palestinos que procuravam por ajuda humanitária em Gaza. Ao menos 112 foram mortos enquanto aguardavam comida. Outros cerca de 760 palestinos ficaram feridos. 

“O ato de disparar armas de fogo contra civis famintos, junto com outros tantos crimes de guerra cometidos por Israel, deve corroborar provas já incontestáveis que estamos diante do genocídio do povo palestino”, diz trecho da nota.

O comunicado da CUT ainda presta solidariedade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem denunciando a violência desmedida do governo Israelense contra o povo palestino e convoca a militância CUTista a se mobilizar contra o genocídio em curso.

Além disso, ainda reivindica que o Brasil encerre acordos de cooperação militar com Israel

Veja a íntegra da nota:

Resolução sobre a Palestina – CUT condena os covardes ataques de Israel contra o Povo Palestino em Gaza!

A Central Única dos Trabalhadores – CUT, em nome de seus sindicatos filiados, reunida em seu Congresso Extraordinário Nacional realizado no dia 01 de março de 2024, manifesta-se com veemência uma vez mais diante dos brutais e covardes ataques militares de Israel contra o povo palestino.

O ato de disparar armas de fogo contra civis famintos que esperavam por caminhões para a entrega de alimentos, vitimando 100 pessoas e ferindo outras 750, deve, junto com outros tantos crimes de guerra cometidos por Israel, corroborar provas já incontestáveis que estamos diante do genocídio do povo palestino.

Reiteramos nossa solidariedade ao presidente Lula que com muita coragem tem denunciado os atos criminosos do governo Netanyahu, mas continuamos a reivindicar que o Brasil encerre os acordos de cooperação militar com Israel. Essa cooperação não pode resultar em nenhum benefício ao nosso país, muito menos para que se possa chegar ao cessar fogo, gastar dinheiro público com despesas de militares e policiais brasileiros em Israel que vão aprender técnicas fascistas de opressão ao povo, para posteriormente aplicá-las no Brasil contra a população preta pobre e periférica.

Avançando para a ruptura de relações diplomáticas com o Estado de Israel. Fim das relações militares com Israel já!

Nossa solidariedade não pode ficar somente no campo das palavras. O Congresso Extraordinário Nacional da CUT convoca toda a militância CUTista a se envolver na construção dos atos de solidariedade ao povo palestino pelo fim do genocídio e pelo “cessar-fogo já”, fim dos bombardeios.

Importante lembrar que para uma Palestina Livre e viável reivindicamos, além do imediato e urgente cessar-fogo, a liberdade dos presos políticos palestinos, o fim do Muro do Apartheid e a devolução dos territórios ocupados por colonos paramilitares de Israel desde as guerras de 1948 e 1967 até os dias atuais, ocupações essas já declaradas ilegais inúmeras vezes por resoluções da ONU.

A solidariedade ao povo palestino vítima do genocídio israelense é um ato urgente e necessário para preservar a dimensão do humano que a extrema direita tenta destruir em nossos corações e mentes.

São Paulo, 01 de março de 2024

Congresso Extraordinário Nacional da CUT

Fonte: CUT

Close