fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:35 Agenda Sindical, Destaque

Fetec faz roda de conversa sobre saúde mental

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT/PR) irá promover hoje (7) uma conversa sobre um dos maiores males que a categoria bancária vem sofrendo ao longo dos anos: os problemas decorrentes da saúde mental.

O bate-papo será organizado pela secretária da mulher da Fetec, Cinara Tonatto, e comandado pela secretária da saúde da Fetec, Vanderleia de Paula, e pela médica psiquiatra Sabrina Piacentini Niece. O evento será realizado de forma totalmente online, a partir das 19h. Para participar, basta clicar neste link.

De acordo com Vanderleia, é cada vez maior o número de bancárias e bancários que vem sofrendo de problemas relacionados à saúde mental. ” Estamos atendendo muitos trabalhadores do ramo financeiro no sindicato em virtude destes problemas. É uma situação muito grave, pois o adoecimento da categoria vem crescendo bastante. Por isso é importante levar para as bancários e bancários este debate”, avalia.

A secretária da saúde faz um apelo para que procurem ajuda médica. “É importante lembrar que não estar mentalmente bem não é vergonhoso e não é sinal de fraqueza. Pelo contrário, nada é mais humano do que isso. Cuidar da saúde da mente, na verdade, nos faz fortes para vivenciarmos diferentes experiências com controle e inteligência emocional. Procurem ajuda de um profissional especializado, mediante a dúvidas, procurem o seu sindicato”, alerta.

Importância do debate

Para Tonatto, a saúde mental é um tema de extrema importância e que se reflete na preservação e na qualidade de vida das mulheres. “Vimos a necessidade de abrir um diálogo sobre esta questão. Por razões estruturais e culturais, sabemos que são atribuídas as mulheres as responsabilidades de cuidados de afazeres domésticos e das pessoas mais idosas ou crianças da família, além, é claro, do trabalho profissional. Isso gera uma sobrecarga emocional que afeta o sono, a alimentação, a disposição e a saúde em geral. Além disso muitas sofrem violência doméstica e abusos dentro das próprias casas.Tais condições levam mulheres a níveis de ansiedade, estresse e muitas vezes ao adoecimento, abrindo portas para doenças mentais”, avalia.

“Por isso é fundamental que neste mês que lembramos da luta das mulheres, possamos nos informar mais, conhecendo e buscando formas de prevenção e combate aos fatores que geram esta situação. E para além disso buscar formas de equilibrar o bem estar e a felicidade, que acreditamos ser possível”, encerra a secretária da mulher.

Serviço

Roda de conversa

Mulheres e saúde mental no ambiente familiar e do trabalho

Dia: 07 de março

Horário: a partir das 19h

Local: evento pela plataforma Zoom, que pode ser acessado por aqui

Vanderleia de Paula é secretária de saúde da Fetec-PR. É formada em Psicologia Clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná e Pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental;

Sabrina Piacentini Niece é médica psiquiatra na Clínica ALES, médica infanto-juvenil na Clínica UNIICA e integrante da equipe de emergência do Hospital Espírita de Psiquiatria do Bom Retiro. Também é credenciada pela Cassi PR.

Texto: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Fetec

Close