fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:01 Notícias

Lula rebate Musk: ‘Nunca produziu um pé de capim no Brasil’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu novamente nesta quarta-feira (10) às provocações do empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twiter). Ontem ele já havia dito que o bilionário dos foguetes teria que “aprender a viver aqui” na Terra e cobrou investimentos na preservação do meio ambiente. Desta vez, Lula foi além, relacionando-o à extrema-direita. Nas duas ocasiões, no entanto, não citou Musk nominalmente.

“O crescimento do extremismo de direita se dá ao luxo de permitir que um empresário americano, que nunca produziu um pé de capim nesse país, ouse falar mal da Corte brasileira e dos ministros brasileiros. Não é possível”, disse Lula.

“A gente (os brasileiros) pode ser bom, pode ser harmonioso, mas não queremos andar de cabeça baixa. A gente não quer mais cabresto, nem cangalha, queremos andar de cabeça erguida”, reagiu o presidente durante evento no Palácio do Planalto.

Disse ainda que o país precisa tomar “séria” decisão sobre os rumos da democracia. “Nós temos uma coisa muito séria para decidir: se queremos viver num regime democrático ou não. Temos que decidir se queremos viver num mundo de xenofobia e extremismo”, complementou.

Nesse sentido, a mais recente fala de Lula acompanha, em partes, os argumentos da A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Ainda na segunda (8) os ataques de Musk são uma “ação coordenada contra a democracia”. Além disso, denunciou o caráter político da operação, que vem instigando radicais extremistas. “O mundo civilizado não pode ficar de joelhos frente a essa articulação da extrema direita, que tenta corroer nossa sociedade”.

Os ataques de Musk e a articulação com o bolsonarismo

Musk, na verdade, é sul-africano, mas vive nos Estados Unidos há mais de duas décadas. Desde o último sábado, ele vem atacando o ministro o Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alegando suposta existência de “censura” no Brasil. Ontem chegou a chamar Moraes de “ditador brutal”, inventou uma fake news dizendo que Moraes teria tirado Lula da prisão. E por isso, descendo ainda mais o nível, disse que o ministro “tem Lula na coleira”.

Anteriormente, já havia prometido que não mais cumpriria decisões judiciais brasileiras, e que iria rever o banimento de radicais na sua rede social. Nesse sentido, também ameaçou fechar o escritório do X no Brasil.

Desde o início da investida contra o Brasil, também enalteceu figuras ligadas ao bolsonarismo, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), a quem chamou de “homem corajoso” por ter xingado Lula de “ladrão” em organizado por movimentos conservadores internacionais, na sede da Organização das Nações Unidas, no final do ano passado.

Musk também já compartilhou conteúdo do senador Eduardo Girão (Novo-CE) que durante sessão nesta terça-feira (9), fez discurso em inglês na tribuna do Senado para convidá-lo a participar de uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública do Senado.

Do mesmo modo, também replicou postagem de deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), que ciceroneou o jornalista Michael Shellenberger, que usou emails de funcionários do X no Brasil para espalhar a versão de que está em curso a implantação de uma ditadura.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Fonte: RBA

Close