fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:20 Agenda Sindical, Caixa

Conselho de administração da Caixa transfere patrimônio histórico dos brasileiros para subsidiária

Fim de uma era. Quatro representantes do Conselho de Administração da Caixa fizeram na última segunda-feira (15) o que o movimento sindical temia: eles passaram o controle da Loterias Caixa para uma subsidiária. Com isso, o papel social desenvolvido pela Loterias está em perigo, uma vez que este movimento pode vir a facilitar a privatização do mesmo em um eventual governo de direita.  

Por meio de um comunicado um tanto quanto lacônico, assinado pelo diretor de finanças e relações com investidores da Caixa, Luiz Felipe Figueiredo de Andrade, a nota informa que aprovou “nesta data, a migração dos negócios de Loterias da Caixa para a Caixa Loterias S/A, sua subsidiária integral” e que esta mudança irá conferir “maior foco e contribuirá para o objetivo de modernização do negócio de loterias, expansão do mercado de jogos, diversificação dos produtos e incremento do resultado”.

Contudo, essa ação, definida por poucas pessoas, em nenhum momento consultou a população, o congresso, os sindicatos, a sociedade e o próprio governo, segundo informações da representante do Ministério da Fazenda quando de sua participação na audiência pública que debateu o assunto, fazendo deste negócio algo, no mínimo, questionável.

A Loterias Caixa exerce um papel social importante, pois cerca de 40% do seu lucro é destinado para investimentos em saúde, educação e projeto sociais. A transferência para a iniciativa privada ajudará apenas a enfraquecer o banco e, portanto, um equívoco, pois, ao invés de atender a maioria da população, a entidade passaria apenas a beneficiar acionistas, ignorando por completo sua missão a que foi criada.

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná, Deonísio Schmidit, lamenta essa tomada de decisão feito por poucos. “Lamentamos que uma meia dúzia faça isso com um patrimônio do povo brasileiro. A Loterias Caixa possui um papel social importante, pois aproximadamente 40% do seu lucro volta para a população em verbas destinadas para educação, saúde e projetos sociais. É preciso continuar a luta do movimento social, sindical, de permissionários, partidos comprometidos com a causa do povo para não permitir a privatização deste serviço tão importante e querido pela população. As Loterias da Caixa não pode virar uma bet”, salienta.

Texto: Flávio Augusto Laginski

Fonte: Fetec

Close