fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:55 Itaú, Recentes, Regional PACTU

Sindicato de Umuarama mobiliza a comunidade para evitar o fechamento de agência do banco Itaú

O Itaú Unibanco anunciou, no início do mês de abril, que encerrará as atividades da agência Umuarama 236 no dia 17/05/2024. Segundo representantes do banco, as contas-correntes e a maioria dos bancários e bancários que trabalham na unidade serão transferidos para a agência Umuarama 2910, localizada na Av. Brasil, 3817, há pouco mais de 300 metros da agência que será fechada.

Ao tomar conhecimento, o Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região iniciou uma série de movimentos para tentar evitar o fechamento da agência, temendo as consequências, não somente para os empregos, mas também para as condições de trabalho e a qualidade do atendimento aos clientes e usuários.

No dia 02/04, dirigentes do Sindicato estiveram na agência Umuarama 236 para conversar com o gestor da unidade e levantar as primeiras informações sobre a decisão do Itaú Unibanco. No dia 16/04, a visita do Sindicato foi ao Procon de Umuarama, onde os dirigentes alertaram o órgão para as prováveis consequências da junção de duas agências que possuem milhares de clientes e que pagam, mensalmente, milhares de benefícios previdenciários. No dia 26/04, Wilson de Souza, presidente, e Edilson José Gabriel, diretor de Política Sindical do Sindicato, se reuniram virtualmente com representantes do banco Itaú para tratar do assunto, com foco principalmente no emprego dos bancários e bancárias da unidade que será fechada. Por fim, em 29/04, foi aprovada por unanimidade, na Câmara Municipal de Umuarama, uma Moção de Apelo pelo não fechamento da agência. No texto da Moção, os vereadores e vereadoras manifestam sua preocupação com a possível precarização da qualidade do atendimento após a migração de clientes e usuários para a agência 2910.

Wilson de Souza, durante a conversa com os representantes do banco, lamentou a decisão do Itaú: “os lucros do banco continuam muito elevados e, pois isso, não há justificativa nem para demissões nem para fechamento de agências, principalmente se considerarmos o porte da cidade de Umuarama e o movimento verificado na unidade que cujo encerramento foi anunciado. Esperamos que os movimentos feitos pelo Sindicato tenham resultado e consigamos que a agência 236 seja mantida ou, pelo menos, que seu fechamento seja adiado”, concluiu o dirigente.

Fonte: Pactu

Close