O diretor executivo da CUT Nacional e ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores do Paraná, Roni Barbosa, fez uma análise de conjuntura durante a 16ª Plenária dos Bancários e destacou os avanços do Brasil em relação aos outros países.
Barbosa lembra que o Brasil, apesar do crescimento menor do que o esperado no Produto Interno Bruto (PIB), está fortalecido, gerando emprego e distribuindo renda. “O diferencial hoje no mundo é a América Latina, com destaque para o Brasil, que optou por uma política que gera emprego e distribui renda”.
Ele lembrou alguns avanços obtidos como o avanço social com 36 milhões de pessoas saindo da linha da miséria, o baixo índice de desemprego, que em alguns locais pode-se considerar o emprego pleno, os programas de distribuição de renda que tem mudado a vida de milhões de pessoas e a prioridade do governo para a participação popular, especialmente nos conselhos, que tem permitido que os mais diversos segmentos opinem na construção de políticas públicas no Brasil.
Ele destacou ainda o aumento do salário mínimo e a inversão da lógica de distribuição de renda. “Antes o FMI impunha a lógica de que era preciso fazer o bolo crescer para dividí-lo, mas Lula e Dilma inverteram isso, estão fazendo o Brasil crescer e distribuindo renda ao mesmo tempo”, afirmou Barbosa.
Barbosa também falou sobre as manifestações do ano passado e a importância de se discutir o processo de democratização da mídia.
