fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:07 Banco do Brasil, Campanha

BB privilegia reajuste para diretoria e mantém descaso com demais trabalhadores

Enquanto a mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários, que representa os trabalhadores, e a Fenaban, que representa os bancos, permanece travada nesta terça-feira, 30 de agosto, em que os bancos, incluindo o BB, insistem em repor os salários com índice abaixo da inflação, para a presidência, vice-presidência, diretoria e conselho de administração, o BB ofereceu reajustes acima do IPCA.

Conforme matéria divulgada pelo Estadão, ainda em maio, a partir de junho os salários dos membros da presidência do BB foram reajustados em 12,13%. Já os membros da direção e conselho de administração do BB tiveram reajuste de 17,13%, por vontade e oferta do próprio BB. A justificativa seria o lucro líquido recorde do banco em 2021, que atingiu R$ 21 bilhões.

“O Banco do Brasil segue a Convenção Coletiva negociada com a Fenaban e pelo visto está contente em remunerar seus funcionários com reajuste abaixo da inflação. Queremos reposição total e aumento real de 5% nas verbas salariais. Não são somente os diretores os responsáveis pelo lucro recorde do BB, os demais funcionários também querem ser recompensados”, defende Ana Busato, diretora da Secretaria de Imprensa do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região. “Também queremos saber o porquê os acionistas pagam a direção e presidência do BB em data-base diferente da nossa”, afirma.

Em assembleia online realizada em todo o país na última sexta-feira, 26 de agosto, bancárias e bancários recusaram proposta de reajuste de valor equivalente a 75,8% da inflação, em projeção calculada com base em estimativa do INPC para 01 de setembro. Desde então, as reuniões de negociação continuaram na segunda (19), avançando para a madrugada de terça (30), mas a Fenaban mantém a proposta rejeitada em assembleia de reajuste menor que a inflação, querendo “compensar” no vale-alimentação.

O Comando Nacional vai avaliar os próximos passos ainda nesta terça e na quarta, 31, realiza assembleia com a categoria.

Foto: Joka Madruga

Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região

Close