fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:11 Sem categoria

Brasil faz pesquisa sobre coberturas vacinais

O Ministério da Saúde terá, até o final do ano, dados consistentes sobre a vacinação em crianças nas capitais e no Distrito Federal. Iniciado em agosto passado, o inquérito nacional sobre as coberturas vacinais envolve 350 profissionais, entre pesquisadores e supervisores. No início de 2008, será realizada a análise das informações.

Neste final de semana, a pesquisa será iniciada na cidade de São Paulo. O mesmo levantamento já foi realizado em Belém (PA), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Ao todo, serão avaliadas 20.370 crianças, divididas em três estratos: menores de um ano, com 18 meses de vida e 30 meses. Para o Ministério da Saúde, o estudo é fundamental para avaliar a cobertura vacinal e saber os motivos que impedem as crianças de completar oportunamente o esquema vacinal.

Os resultados do estudo trarão o retrato da realidade dos níveis de cobertura vacinal e fornecerão subsídios para novas estratégias de vacinação de crianças nessa faixa etária.

Encomendado pelo Ministério da Saúde, o estudo, realizado em todas as capitais, está sendo conduzido pelo Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG), com sede no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Ao final da pesquisa, os gestores federal, estaduais e municipais terão informações e análises bastante apuradas sobre a realidade dos níveis de cobertura vacinal, o que fornecerá subsídios para novas estratégias de vacinação de crianças nessa faixa etária.

O Ministério da Saúde ressalta que é de extrema importância o acesso dos pesquisadores e supervisores às famílias pesquisadas, que podem conferir a identificação desses profissionais antes de permitir a entrada na residência.

No Brasil

Além de mensurar os dados das capitais, o estudo permitirá, também, estimar a quantidade de crianças em dia com a vacinação nas macrorregiões e para o país.

Atualmente, a cobertura vacinal, no Brasil, tem sido calculada com base em dados registrados pelas unidades básicas de saúde em relação às doses administradas e com base em dados populacionais estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na avaliação do Ministério da Saúde, esses dados apresentam limitações porque podem estar super ou subestimados. Daí a necessidade desse estudo para avaliar as coberturas vacinais nas capitais e no DF. Para viabilizar o levantamento, foram estabelecidas parcerias com estados, municípios e universidades.

Médicos

Simultaneamente, um outro estudo verificará junto a profissionais de saúde, em especial os médicos, os motivos pelos quais pais ou responsáveis não levam as crianças para tomar vacinas. Para esse levantamento foram escolhidas as capitais com maior população de cada região. Portanto, integram esse outro estudo as cidades de Belém, Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Salvador.

Duração

O estudo leva de cinco a seis semanas para ser realizado em cada cidade. Em São Paulo e Recife, por exemplo, cidades com maior população, a amostra é de 1.050 entrevistas, realizadas em cinco etapas com dados de 210 crianças em cada uma delas. Nas capitais de médio porte, como Campo Grande e Maceió, a amostra será de 630 crianças, com a coleta de dados em três etapas, também com 210 crianças cada. Em capitais como Rio Branco e Macapá, com menor porte populacional, serão pesquisadas 420 crianças, em duas etapas.

As entrevistas com os familiares ou responsáveis pelas crianças estão sendo realizadas aos finais de semana para garantir uma maior cobertura do inquérito. De acordo com a coordenação do estudo, a classificação das famílias foi feita com base em dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2000. Entre os aspectos que foram considerados estão a renda e a escolaridade dos entrevistados.

Agência Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://www.brasil.gov.br/noticias/ultimas_noticias/cob_vacinais071005/

Close