fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 07:29 Sem categoria

Emprego Decente é o foco da Conferência Regional dos Bancários

CAMPANHA NACIONAL UNIFICADA 2011

Os Sindicatos do VIDA BANCÁRIA ( Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e Londrina) participaram no dia 18 de junho da Conferência Regional dos Bancários, realizada em Wenceslau Braz, cidade da base de Arapoti. Cerca de 80 bancários e bancárias participaram do evento, que teve como foco de debate o “Emprego Decente”.

Roberto Von der Osten, secretário de Finanças da Contraf-CUT, falou sobre o momento político e econômico na Conferência

 

Na ocasião, o secretário de Finanças da Contraf-CUT, Roberto Von der Osten, fez uma análise da conjuntura política e abordou os eixos da Campanha deste ano. A unidade da categoria foi avaliada como decisiva nas conquistas destes últimos anos e tem que ser reforçada na Campanha de 2011.

“Quando falamos em Emprego Decente estamos destacando a necessidade de melhorar as condições de vida de todos os bancários e bancárias. E isso somente será possível se conseguirmos o emprego estável, com remuneração justa, com segurança bancária e, principalmente, que não comprometa nossa saúde”, ressalta Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.

Para ele, o combate às metas abusivas e ao assédio moral é uma luta cotidiana que os Sindicatos têm que desenvolver. “Nossa Conferência Regional apontou como prioridade divulgar e esclarecer junto à categoria o Acordo de Combate ao Assédio Moral, que já está em vigor e precisa ser utilizado”, destaca Wanderley.

Para ver a íntegra do Acordo de Combate ao Assédio Moral, basta acessar nosso site: vidabancaria.com.br

Consulta – Os bancários e bancárias da base do VIDA elegeram como prioridades, ao responder a Consulta Nacional, os seguintes itens: aumento real, ampliação do piso, cesta alimentação maior, auxílio-educação, PLR maior e não desconto da PLR nos programas próprios, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral, adicional de risco de vida, garantia de emprego com mais contratações e jornada de 6 horas para todos sem redução de salários.

“Na Conferência Regional foi aprovada a indicação de índice de reajuste de inflação mais 5% de aumento real, o que contempla o índice apontado na Consulta junto às nossas bases”, explica Damião Rodrigues, presidente do Sindicato de Apucarana.

Damião lembra que as propostas apuradas na base do VIDA BANCÁRIA  serão levadas à Conferência Estadual, que centralizará o que foi levantado no Estado para encaminhar à Conferência Nacional. “Este é o processo democrático de construção da nossa Minuta de Reivindicações”, completa.
As reformas Tributária e Política foram consideradas muito importantes pela categoria, da mesma forma que a Regulamentação do Sistema Financeiro Nacional, que a Conferência Regional elencou como fundamental para combater a precarização dos direitos da categoria, principalmente no que diz respeito à figura do correspondente bancário e às formas de terceirização.

Saúde e condições de trabalho – Tema central na pauta dos Sindicatos, a Consulta nas bases de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e Londrina, revelou que cerca de 13% da categoria se afastou do trabalho por motivo de saúde nestes últimos 12 meses. Outros 20% estão usando ou usaram medicação controlada no mesmo período.

“Os números da Consulta já são alarmantes, mas temos o entendimento de que muitos casos ainda estão sub-notificados, ou seja, não foram expostos”, relata Dulce Silveira, secretária de Saúde da Fetec-CUT/PR. “Além do sofrimento físico, principalmente pela incidência das LER/DORT, as doenças mentais, como síndrome do pânico e depressão, têm acometido bancários e bancárias de forma preocupante”, complementa. Dulce avalia  que mudar a forma como o trabalho bancário está organizado, eliminando a pressão abusiva pelo cumprimento de metas, é o desafio que a categoria tem pela frente nesta Campanha Nacional.

Previdência Complementar – O secretário de estudos sócio-econômicos da Fetec-CUT/PR, José Altair Monteiro Sampaio, fez uma apresentação na Conferência sobre a importância da Previdência Complementar para a categoria bancária.

“Um dos aspectos presentes no conceito de Emprego Decente é o de que todos tenham uma aposentadoria digna”, afirma Dirceu Casagrande Junior, presidente do Sindicato de Cornélio Procópio. Por isso, de acordo com ele, “a  Conferência Regional reforçou a necessidade de garantir planos de previdência complementar para todos que trabalham no ramo financeiro”.

20 anos – Ao término da Conferência Regional foi feito um resgate da história do Sindicato de Arapoti, fundado em 1991. “Foi emocionante lembrar estes 20 anos de luta, das dificuldades, mas, sobretudo, das conquistas que o Sindicato de Arapoti conseguiu. E comemorar essa trajetória sediando a Conferência Regional foi motivo de muito orgulho para os bancários e bancárias da nossa base”, afirma José Ubiraci, presidente do Sindicato.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br

Close