fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:37 Sem categoria

FETRAF-SUL participa de Acampamento da Juventude Latino-Americana

Mais de 2 mil jovens, entre eles os representantes da FETRAF-SUL/CUT, participaram do 14º Acampamento da Juventude Latino-Americana que aconteceu no município de Palmeira das Missões – RS entre os dias 20 e 23 de novembro de 2014. Jovens de mais de 15 países participaram do evento e puderam trocar experiências e debater sobre o futuro da agricultura.

“A classe trabalhadora e a juventude do campo enfrenta problemas como a concentração de renda e terra e o êxodo rural. A falta de políticas públicas compromete a permanência dos jovens no campo”

 (Jucimara Araldi, coordenadora do Coletivo de Jovens da FETRAF-SUL/CUT em Santa Catarina)

O objetivo principal do Acampamento foi construir um espaço de intercâmbio e aprofundar a formação social e política da juventude construindo análises, debates e lutas conjuntas com a juventude urbana. Entre os países presentes no Acampamento estavam Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Cuba, República Dominicana, El Salvador, Jamaica, México, Nicarágua, Estados Unidos da América, África do Sul e República do Congo.

Segundo a coordenadora do Coletivo de Jovens da FETRAF-SUL/CUT em Santa Catarina, Jucimara Araldi, o Acampamento mostrou que a juventude rural de países diferentes possui problemas semelhantes. “A classe trabalhadora e a juventude do campo enfrenta problemas como a concentração de renda e terra e o êxodo rural. A falta de políticas públicas compromete a permanência dos jovens no campo”, disse.  Jucimara salientou ainda que a união e a construção de alternativas em conjunto é um grande passo para a solução de alguns problemas destacados pelos jovens.

O Acampamento da Juventude Latino-Americana acontece desde 2001 e sempre foi realizado na Argentina, esta foi a primeira vez que o evento foi sediado em outro país. Entre os assuntos em discussão estavam a luta contra a ação do Capital sobre os recursos naturais, o agronegócio e suas consequências, fortalecimento da juventude do campo e da cidade, integração cultural e os desafios na construção de um projeto para a América.

Close