fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:41 Sem categoria

Pautas prioritárias foram debatidas na reunião do Coletivo da Juventude da CUT-PR

Encontro da juventude trabalhadora aponta caminhos no movimento sindical

O Coletivo da Juventude da CUT Paraná esteve reunido na última sexta (27) e sábado (28), em Curitiba. No primeiro dia os jovens estiveram no seminário “140 Anos da Comuna de Paris”, promovido pela estadual da CUT no auditório do Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários de Curitiba.

Para o secretário da juventude da CUT Paraná, Patrick Baptista, a participação dos jovens no debate foi fundamental. “As reflexões sobre o primeiro governo operário da história alimentam os ideais na busca por uma nova sociedade que se oriente para além do capital”.

No sábado o encontro aconteceu no Hotel Granville e teve caráter organizativo. O Coletivo re-iniciou os trabalhos discutindo a importância da juventude no movimento sindical e a renovação de quadros a partir de práticas que dialoguem com os jovens.

Na sequência da atividade, o presidente da CUT-PR, Roni Barbosa, expôs sobre os temas que serão debatidos na 12ª Plenária Estatutária da Estadual da CUT, como o fim do imposto sindical, reforma política com democratização do estado e a redução da jornada de trabalho sem diminuição de salários.

A Conferência Nacional da Juventude foi abordada por Patrick, que deu informes sobre o andamento do evento e o papel da CUT enquanto parte da Comissão Organizadora Estadual.

Em seguida os participantes se dividiram em grupos para formar a rede local, cuja principal tarefa é se articular com movimentos sociais de cidades próximas para pressionar o poder público a realizar a Conferência da Juventude nas regiões.

A reunião do Coletivo terminou com o debate sobre a Conferência do Trabalho Decente. Hemes de Leão, dirigente da APP-Sindicato, repassou informes sobre a oficina realizada pela Escola Sul da CUT e a particularidade da juventude neste debate.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br

============================================

Coletivo da Juventude da CUT-PR se reúne dias 27 e 28/05 em Curitiba

A Secretaria da Juventude da CUT Paraná promove reunião de seu Coletivo nos dias 27 e 28 de maio.

No primeiro dia (sexta-feira) a atividade será no no Auditório do Espaço Cultural dos Bancários de Curitiba (Rua Piquiri, 380, bairro Rebouças, Curitiba-PR), onde o Coletivo participa do seminário “140 anos da Comuna de Paris”, que acontece das 14h00 às 19h30. Trata-se de uma atividade de caráter formativo, realizada pela CUT-PR, em parceria com a APP-Sindicato e o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.


No sábado (28) a reunião será no Hotel Granville (R. Clotário Portugal, 35, Centro – Curitiba) e vai ter caráter organizativo, com a seguinte pauta em debate: 1) apresentação do coletivo e seu histórico; 2) a importância da 13ª Plenária Nacional da CUT; 3) Conferência Nacional da Juventude; e 4) Conferência do Trabalho Decente.

A orientação é para que cada sindicato filiado à Central no Paraná participe com ao menos um representante de idade inferior aos 35 anos.

Close