fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:43 Sem categoria

PL das terceirizações muda a relação social do trabalho

Deonisio Schmidt

Dois projetos, que liberam as terceirizações, tramitam no congresso nacional com o objetivo de reduzir o custo da mão de obra, sinônimo de retirada de direitos dos trabalhadores e precarização nas relações de trabalho. O discurso mentiroso do capital diz que as terceirizações vão gerar empregos e equalizar os trabalhadores terceirizados aos efetivos. Se isso fosse real, era só proibir as terceirizações e ficava tudo certo, não é verdade?

Os Projetos de Lei que liberam as empresas para terceirizar todas as suas áreas são o 030, que está no senado, e o 4302, que está na câmara. Hoje, só é permitido, por força de súmula e por força de muita luta, terceirizar somente os trabalhadores das áreas meios, aquelas que não correspondem ao objeto final da empresa.

É só olhar para quem é terceirizado e verificar em quais situações vivem, tanto socialmente quanto no trabalho, fruto da exploração extrema. A grande maioria não recebe o suficiente para bancar educação, moradia, saúde e alimentação de qualidade, o mínimo do mínimo para a sobrevivência. A relação social de produção, que troca mão de obra por comida, é conhecida por escravidão, e é isso o que eles querem que nos tornemos, escravos.

O governo usurpador de Michel Temer e seus aliados lançaram mais dois projetos que aniquilam a classe trabalhadora, quais sejam: as reformas da previdência e trabalhista. Este governo prova que é golpista, fruto do financiamento de quem queria ferrar os trabalhadores, e que agora paga a fatura com nossos direitos.

Precisamos defender as aposentadorias e os direitos, isso passa também, pela urgente tarefa de derrubar os dois projetos de terceirização. O PL 4302/98 vai para a pauta da câmara dos deputados nos próximos dias, e se aprovado, para sanção presidencial. A partir daí, o governo e quem o financiou, não precisam mais das reformas da previdência e trabalhista, pois por si só, o fim das aposentadorias e dos direitos trabalhistas, estão contemplados neste projeto.

Bora derrubar deste assalto.

Boa luta a todas e todos.Fetec e seus sindicatos protestam contra a reforma da previdência

DEONISIO SCHMIDT

Sec. Geral da Fetec-Cut/Pr.

 

Close