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Novos indicadores garantem à UFPR o maior sistema de pós-graduação

A UFPR tem avançado no sistema de Pós-Graduação, indicadores que podem ser verificados nos números que somam os alunos matriculados e a quantidade de titulados, mestres e doutores que atuam nos programas.
Com esta observação, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Nivaldo Eduardo Rizzi, define também a importância da Universidade na Região Sul. “É o maior sistema de Pós-Graduação do Paraná”, explica Rizzi.
Algumas preocupações nortearam os rumos da PRPPG na atual gestão concentrando a atuação da Unidade na construção de um sistema de pesquisa e pós-graduação que respeite as potencialidades acadêmicas: a diversidade e a universalidade na produção do conhecimento científico, lembra o Pró-Reitor. Um exemplo dessa abrangência é a institucionalização do SER – Sistema Eletrônico de Revistas que internacionaliza a UFPR e garante o intercâmbio ou trocas de Periódicos para o Sistema de Bibliotecas e a BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, disseminando em âmbito mundial as Dissertações e Teses produzidas na Entidade.
“A incorporação de um maior número de professores e alunos , uma das ações da PRPPG, também é responsável pelas novas diretrizes políticas de inclusão acadêmica”, diz Rizzi. Nesse sentido, as medidas apontaram para o fortalecimento das decisões colegiadas, participação da Universidade nos fóruns de discussão e representação no Sistema de Ciência e Tecnologia e a reformulação das resoluções dos Conselhos Superiores da Instituição sobre pesquisa e pós-graduação, complementa. Considerando essas propostas, os indicadores acadêmicos de análise e classificação da produção científica mostram que os caminhos foram acertados, pondera o professor Nivaldo.
Indicadores
Indicadores – Os últimos indicadores da DATA/CAPES sinalizam inicialmente que os 46 programas de Mestrado e os 29 de Doutorado melhoraram seus conceitos. Portanto, 75% dos programas de pós-graduação possuem conceito igual ou superior a quatro. Considerando o período de 2002 a 2004 foram instituídos seis novos cursos de Mestrado e oito Doutorados já credenciados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Ainda em análise pela CAPES para este ano estão as propostas de mais seis programas de Mestrado e dois de Doutorado, contemplando as áreas de Design e Sistemas Costeiros e Oceânicos.
Na UFPR, o total de matriculados nesses programas verificou um crescimento de 2835, em 2002 para 4360, em 2004, com previsão de 4626 para 2005. Traduzindo, o aumento total foi de 53,8%, entre os anos de 2002 a 2005. Detalhando ainda, até o mês de dezembro de 2004 os programas formaram 5235 mestres e 1238 doutores, totalizando 6473 titulações. Assim, o número de titulados por ano cresceu em 18,5%, ou seja, de 676 para 801, de 2002 a 2004, mas, só em 2004, formou 656 mestres e 145 doutores. Outro dado significativo constatado pela CAPES diz respeito aos alunos matriculados nos cursos de Especialização, passando de 1034, em 2002, para 1444, em 2004, além dos 3572 alunos que iniciaram o ano letivo de 2005, todos de pós-graduação lato sensu.
Grupos de Pesquisa – Na mesma perspectiva, cresceram igualmente os Grupos de Pesquisa certificados pela UFPR junto ao CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa, de 17,5% entre os anos de 2002 a 2005, passando de 246 para 298, respectivamente.
Produção Científica
Além dos percentuais indicados pela CAPES, a PRPPG entende que a avaliação da produtividade não é a única variável a ser considerada quando se conduz uma política de pós-graduação, constata o Pró-Reitor. Considerando este fator, a Unidade também responde a esta prática de competitividade na forma de uma lista de classificação de produtividade média dos programas de pós-graduação e setores da UFPR. Constam dessas tabelas alguns indicadores desse ranqueamento como o número total de titulados por Setor, até dezembro de 2004: Biológicas – 1535, Agrárias – 1083, Saúde – 796, Humanas – 593, Tecnologia -528, Educação – 527, Terra – 356, Jurídicas – 358, Exatas – 342 e Sociais Aplicadas – 288.
Produção Científica – Ainda segundo o ranqueamento, alguns setores se destacam em produção bibliográfica e outros em produção técnica. A maior produtividade média técnica é do Setor de Ciências Jurídicas – média de 23,5 itens por professor, e a maior produtividade em trabalhos completos de Periódicos é do Setor de Ciências da Saúde – 3,4 por professor. Outro dado importante diz respeito ao IC – Programa de Iniciação Científica da UFPR, que atualmente compreende 284 bolsas PIBIC/CNPq, 130 bolsas UFPR/TN e 21 bolsas da Fundação Araucária, totalizando 435 bolsas de IC. Portanto, são 609 alunos de graduação vinculados ao Programa de Iniciação Científica, esses também estão relacionados aos 468 projetos de pesquisa coordenados por 401 professores.
O reflexo das mudanças verificadas na PRPPG podem ser constadas pelo aumento dos trabalhos apresentados no 13º EVINCI, de 737 em 2004 para 929 em 2005, definindo o interesse cada vez maior dos professores e alunos da Universidade pela pesquisa nos cursos de graduação, finaliza o Pró-Reitor.
Por Patricia Favorito Dorfman e Sonia Loyola.
NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.ufpr.br.

Por 22:35 Sem categoria

Novos indicadores garantem à UFPR o maior sistema de pós-graduação

A UFPR tem avançado no sistema de Pós-Graduação, indicadores que podem ser verificados nos números que somam os alunos matriculados e a quantidade de titulados, mestres e doutores que atuam nos programas.

Com esta observação, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Nivaldo Eduardo Rizzi, define também a importância da Universidade na Região Sul. “É o maior sistema de Pós-Graduação do Paraná”, explica Rizzi.

Algumas preocupações nortearam os rumos da PRPPG na atual gestão concentrando a atuação da Unidade na construção de um sistema de pesquisa e pós-graduação que respeite as potencialidades acadêmicas: a diversidade e a universalidade na produção do conhecimento científico, lembra o Pró-Reitor. Um exemplo dessa abrangência é a institucionalização do SER – Sistema Eletrônico de Revistas que internacionaliza a UFPR e garante o intercâmbio ou trocas de Periódicos para o Sistema de Bibliotecas e a BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, disseminando em âmbito mundial as Dissertações e Teses produzidas na Entidade.

“A incorporação de um maior número de professores e alunos , uma das ações da PRPPG, também é responsável pelas novas diretrizes políticas de inclusão acadêmica”, diz Rizzi. Nesse sentido, as medidas apontaram para o fortalecimento das decisões colegiadas, participação da Universidade nos fóruns de discussão e representação no Sistema de Ciência e Tecnologia e a reformulação das resoluções dos Conselhos Superiores da Instituição sobre pesquisa e pós-graduação, complementa. Considerando essas propostas, os indicadores acadêmicos de análise e classificação da produção científica mostram que os caminhos foram acertados, pondera o professor Nivaldo.
Indicadores

Indicadores – Os últimos indicadores da DATA/CAPES sinalizam inicialmente que os 46 programas de Mestrado e os 29 de Doutorado melhoraram seus conceitos. Portanto, 75% dos programas de pós-graduação possuem conceito igual ou superior a quatro. Considerando o período de 2002 a 2004 foram instituídos seis novos cursos de Mestrado e oito Doutorados já credenciados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Ainda em análise pela CAPES para este ano estão as propostas de mais seis programas de Mestrado e dois de Doutorado, contemplando as áreas de Design e Sistemas Costeiros e Oceânicos.

Na UFPR, o total de matriculados nesses programas verificou um crescimento de 2835, em 2002 para 4360, em 2004, com previsão de 4626 para 2005. Traduzindo, o aumento total foi de 53,8%, entre os anos de 2002 a 2005. Detalhando ainda, até o mês de dezembro de 2004 os programas formaram 5235 mestres e 1238 doutores, totalizando 6473 titulações. Assim, o número de titulados por ano cresceu em 18,5%, ou seja, de 676 para 801, de 2002 a 2004, mas, só em 2004, formou 656 mestres e 145 doutores. Outro dado significativo constatado pela CAPES diz respeito aos alunos matriculados nos cursos de Especialização, passando de 1034, em 2002, para 1444, em 2004, além dos 3572 alunos que iniciaram o ano letivo de 2005, todos de pós-graduação lato sensu.

Grupos de Pesquisa – Na mesma perspectiva, cresceram igualmente os Grupos de Pesquisa certificados pela UFPR junto ao CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa, de 17,5% entre os anos de 2002 a 2005, passando de 246 para 298, respectivamente.
Produção Científica

Além dos percentuais indicados pela CAPES, a PRPPG entende que a avaliação da produtividade não é a única variável a ser considerada quando se conduz uma política de pós-graduação, constata o Pró-Reitor. Considerando este fator, a Unidade também responde a esta prática de competitividade na forma de uma lista de classificação de produtividade média dos programas de pós-graduação e setores da UFPR. Constam dessas tabelas alguns indicadores desse ranqueamento como o número total de titulados por Setor, até dezembro de 2004: Biológicas – 1535, Agrárias – 1083, Saúde – 796, Humanas – 593, Tecnologia -528, Educação – 527, Terra – 356, Jurídicas – 358, Exatas – 342 e Sociais Aplicadas – 288.

Produção Científica – Ainda segundo o ranqueamento, alguns setores se destacam em produção bibliográfica e outros em produção técnica. A maior produtividade média técnica é do Setor de Ciências Jurídicas – média de 23,5 itens por professor, e a maior produtividade em trabalhos completos de Periódicos é do Setor de Ciências da Saúde – 3,4 por professor. Outro dado importante diz respeito ao IC – Programa de Iniciação Científica da UFPR, que atualmente compreende 284 bolsas PIBIC/CNPq, 130 bolsas UFPR/TN e 21 bolsas da Fundação Araucária, totalizando 435 bolsas de IC. Portanto, são 609 alunos de graduação vinculados ao Programa de Iniciação Científica, esses também estão relacionados aos 468 projetos de pesquisa coordenados por 401 professores.

O reflexo das mudanças verificadas na PRPPG podem ser constadas pelo aumento dos trabalhos apresentados no 13º EVINCI, de 737 em 2004 para 929 em 2005, definindo o interesse cada vez maior dos professores e alunos da Universidade pela pesquisa nos cursos de graduação, finaliza o Pró-Reitor.

Por Patricia Favorito Dorfman e Sonia Loyola.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.ufpr.br.

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