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Denúncias nas ouvidorias contra abusos policiais aumentam 30% ao ano

Brasília – Os brasileiros estão mais atentos aos abusos cometidos pela polícia. Segundo o Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia, que acontece até amanhã (2) no Ministério da Justiça, em Brasília, as denúncias da população têm aumentado em 30% ao ano nas ouvidorias de polícia civil e militar.
A reclamação campeã é a de abuso de autoridade: de cada dez denúncias, quatro se referem à intimidação do cidadão pelo poder policial, segundo o presidente do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia, João Francisco da Silva, ex-ouvidor da polícia de Minas Gerais. Segundo ele, o aumento do número de reclamações no país não se deve ao crescimento da violência policial, mas principalmente à confiança que a população vem tendo do serviço. “O cidadão está perdendo o medo e está conhecendo o órgão que é dele”, afirmou.
As ouvidorias atendem a reclamações contra policiais civis e militares. Funcionam como um canal de comunicação do cidadão com a Secretaria de Segurança Pública do estado, ouvindo casos de mau atendimento, agressão física, extorsão, tortura, corrupção, entre outras denúncias.
A pessoa liga ou vai pessoalmente à ouvidoria. A entidade encaminha a reclamação para a Corregedoria de Polícia ou para o Ministério Público, que vão agir para resolver o problema.
João Silva admitiu, no entanto, que há demora na solução das denúncias por parte das corregedorias de polícia, que deveriam ser “mais céleres nas apurações”. Para ele, um prazo máximo de 60 dias para ter uma resposta à reclamação seria o ideal, mas não é o que acontece. “Há demora de 90 dias, seis meses, podendo ainda o procedimento durar até dois anos. Com isso, o efeito fica perdido no tempo”, disse.
Por José Carlos Mattedi – Repórter da Agência Brasil.
NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

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Denúncias nas ouvidorias contra abusos policiais aumentam 30% ao ano

Brasília – Os brasileiros estão mais atentos aos abusos cometidos pela polícia. Segundo o Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia, que acontece até amanhã (2) no Ministério da Justiça, em Brasília, as denúncias da população têm aumentado em 30% ao ano nas ouvidorias de polícia civil e militar.

A reclamação campeã é a de abuso de autoridade: de cada dez denúncias, quatro se referem à intimidação do cidadão pelo poder policial, segundo o presidente do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia, João Francisco da Silva, ex-ouvidor da polícia de Minas Gerais. Segundo ele, o aumento do número de reclamações no país não se deve ao crescimento da violência policial, mas principalmente à confiança que a população vem tendo do serviço. “O cidadão está perdendo o medo e está conhecendo o órgão que é dele”, afirmou.

As ouvidorias atendem a reclamações contra policiais civis e militares. Funcionam como um canal de comunicação do cidadão com a Secretaria de Segurança Pública do estado, ouvindo casos de mau atendimento, agressão física, extorsão, tortura, corrupção, entre outras denúncias.

A pessoa liga ou vai pessoalmente à ouvidoria. A entidade encaminha a reclamação para a Corregedoria de Polícia ou para o Ministério Público, que vão agir para resolver o problema.

João Silva admitiu, no entanto, que há demora na solução das denúncias por parte das corregedorias de polícia, que deveriam ser “mais céleres nas apurações”. Para ele, um prazo máximo de 60 dias para ter uma resposta à reclamação seria o ideal, mas não é o que acontece. “Há demora de 90 dias, seis meses, podendo ainda o procedimento durar até dois anos. Com isso, o efeito fica perdido no tempo”, disse.

Por José Carlos Mattedi – Repórter da Agência Brasil.

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