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Manifesto de Guaíra defende desenvolvimento da Ferroeste

Autoridades do Paraná, Mato Grosso do Sul e da região do Departamento de Canindeyu, no Paraguai, assinaram uma carta em que pedem a extensão da Ferroeste até o município de Guaíra (PR) e a Dourados (MS). O documento também apóia a gestão pública da empresa. A assinatura aconteceu em Guaíra depois de um debate na Universidade Paranaense (Unipar), promovido pela prefeitura e pela Câmara Municipal de Vereadores.

Os signatários também reconhecem que a privatização da ferrovia, construída no primeiro Governo Requião (1991-1994), paralisou o desenvolvimento regional e que a retomada do controle pelo governo reascende as esperanças de diversos municípios.

O encontro também serviu para o Governo do Paraná apresentar os Planos Regionais de Desenvolvimento Estratégico do Paraná (PRDE’s) e o Sistema de Infra-estrutura de Transporte como fator de integração territorial do Paraná.

O presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, apresentou os projetos existentes para a ampliação da ferrovia e fez questão de ressaltar a capacidade de mobilização da sociedade do oeste do Paraná. “Nossa região não produz só soja, milho e frango; produz uma energia política impressionante. A capacidade de união que tem as lideranças daqui, produz a atração das lideranças do Mato Grosso do Sul e Paraguai, formando uma grande força política”, disse.

O projeto idealizado para unir o Mato Grosso do Sul ao Paraná e o Paraguai ao Brasil, segundo Samuel, revive e mostra que está vivo na mente das lideranças regionais. “Essa reunião deflagra um novo processo de debate. Não foi fácil construir a Ferroeste, os recursos que foram aplicados na ferrovia aconteceram por uma vontade política das lideranças da época que invocavam a obra, sobretudo do governador Roberto Requião. Não temos duvidas que com esse processo iniciado aqui, vamos poder novamente discutir o desenvolvimento do projeto da Ferroeste na sua integridade”, finalizou.

O prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo, considerou o documento conjunto um incentivo a mais para o desenvolvimento integral da Ferroeste, interrompido pela privatização. “Nós não tínhamos a pretensão de achar que a obra seria construída já de imediato, queríamos com esse evento realizar um fato político, e acho que conseguimos. É um momento importante e que terá grande repercussão. Espero que possamos continuar discutindo esse assunto, e que no futuro o município de Guaíra, junto com os municípios que compõe a nossa região, possam estar inseridos no projeto da Ferroeste e da Hidrovia do Paraná-Tietê”, destacou.

O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, também participou e defendeu a integração da expansão da Ferroeste junto ao Programa de Aceleração do Crescimento, desenvolvido pelo Governo Federal. “Para que possamos continuar sendo competitivos lá fora, nós precisamos de transporte de qualidade, com agilidade e preços bons. Precisamos nos unir e fazer com que a vontade do desenvolvimento da nossa gente fale mais forte, e que consigamos através do PAC, condições financeiras para poder implantar investimentos para que a nossa economia possa continuar crescendo”, detalhou.

BOX:

Carta de Guaíra pelo desenvolvimento integral da Ferroeste

1 – A Ferroeste é uma conquista do Paraná. A ferrovia entre Guarapuava e Cascavel foi construída entre 1991 e 1994, num momento em que o Brasil estava paralisado em termos de desenvolvimento e infra-estrutura. Num esforço gigantesco o Governo do Paraná realizou uma obra de responsabilidade federal, construindo uma das mais modernas ferrovias em parceria com o Exército brasileiro.

2 – A privatização da operação da ferrovia, em 1996, foi um crime contra os nossos sonhos, pois paralisou o seu desenvolvimento, não realizou investimentos necessários e prometidos, deixou de transportar a produção.

3 – Com a falência da Ferropar, a Ferroeste retoma o controle de sua ferrovia e, com isso, renascem as esperanças do Oeste e Sudoeste do Paraná, do Sul do Mato Grosso do Sul e do Paraguai.

4 – Considerando a necessidade de integração marco territorial entre Brasil e Paraguai, estado do Mato Grosso do Sul e Paraná, e região oeste do estado com as demais regiões do Paraná.

5 – Considerando a necessidade de maior efetividade nos sistemas de transporte de cargas que circulam nestas regiões.

6 – Considerando ainda a necessidade de ampliação da produção agroindustrial e industrial como meio de desenvolver sustentavelmente estas regiões.

7 – No dia de hoje, na cidade de Guaíra as populações abrangidas pelo projeto de extensão dos trilhos da Ferroeste de Cascavel a Guaíra e a Dourados manifestam-se, por suas lideranças, sua disposição de lutar para a concretização do referido projeto. Que consideramos fundamental para o desenvolvimento econômico e social das regiões, dos nossos Estados, dos nossos países e do Mercosul.

Guaíra, 25 de maio de 2007.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.

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