fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 00:10 Sem categoria

Vigilantes em alerta: categoria aponta falhas na segurança

Colocar em prática os planos de segurança das instituições bancárias e investir em sistemas efetivos de proteção à vida. Estas são as propostas da Confederação Nacional de Trabalhadores em Vigilância/Prestadores de Serviços (CNTV/PS) e do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, apresentadas no Seminário Nacional de Segurança Bancária.

O presidente da CNTV/PS, José Boaventura Santos, ressaltou a precariedade das atuais políticas de segurança do país e a necessidade de fiscalização no setor. “A Polícia Federal tem papel fundamental de exigir de implementação das normas legais de proteção por parte dos bancos”. Segundo Boaventura, este é o caminho para a prevenção a assaltos. “As instituições bancárias condicionam a instalação de equipamentos de segurança à estética das agências em detrimento da vida de bancários, vigilantes e clientes. Com isso, têm-se as brechas para os marginais atuarem”.

O presidente do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, João Soares, enfatizou a falta de preocupação dos banqueiros. “É grave o problema da aplicação de recursos para aumentar a guarda dos valores. O dinheiro está sempre muito bem protegido dentro dos estabelecimentos enquanto os vigilantes estão trabalhando sem coletes à prova de balas, escudos e portas giratórias com baixa sensibilidade a objetos metálicos”.

Por Kelen Vanzin e Patrícia Meyer – Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região; Edson Júnior – FETEC-CUT-PR; e Érica Del Valle – Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close