fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:54 Sem categoria

Trabalhadores da Caixa e Banco do Brasil elegem delegados sindicais em Londrina

Trabalhadores bancários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil em Londrina, escolheram esta semana seus novos delegados sindicais, que na prática, serão os interlocutores da “base” junto ao movimento sindical nos próximos doze meses.

Enquanto na Caixa, cada unidade bancária tem o seu delegado sindical, no Banco do Brasil, para cada 80 trabalhadores, elege-se um representante, conforme aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre a Contraf – CUT e estas instituições financeiras. Assim, a CEF, em Londrina, elegeu 17 representantes, enquanto o Banco do Brasil, escolheu 5 delegados.

A principal função do delegado sindical é a organização, no local de trabalho, da luta da categoria por melhores condições de vida e trabalho. Cabe ao delegado apoiar e integrar a luta dos trabalhadores, trabalhar nos eventos e instâncias sindicais, manter contato permanente com os colegas da unidade, discutindo individualmente e coletivamente assuntos pertinentes ao trabalho e organizando reivindicações, críticas e sugestões que visem melhorias no ambiente de trabalho.

Para concorrer ao mandato de um ano (sujeito à reeleição), o trabalhador bancário precisa, necessariamente, ser sindicalizado. O voto, no entanto, é aberto para todos os trabalhadores da agência, independentemente de serem ou não sindicalizados.

Segundo Wanderley Crivellari, trabalhador bancário do Itaú e diretor do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, o delegado sindical ocupa uma função estratégica na luta da categoria. “O delegado é um dos principais agentes no que diz respeito à apresentação das necessidades de cada agência junto ao movimento sindical. É ele quem vai apontar os principais problemas enfrentados pela categoria, pois está o tempo todo em contato com a base”, ressaltou.

Em Londrina, a posse acontece nesta sexta-feira (1o). Amanhã, sábado, a partir das 9h, o Sindicato realiza uma reunião conjunta entre os delegados sindicais da CEF e do BB, com vistas à campanha salarial 2007 e o debate dos principais problemas da categoria em cada banco. Entre os temas em pauta, as filas “virtuais” da Caixa, a reestruturação do Banco do Brasil. Outros assuntos poderão surgir conforme a necessidade de cada unidade das respectivas instituições financeiras.

Close