fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:37 Sem categoria

Aquecimento global será tema central da Semana do Meio Ambiente no Paraná

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos escolheu o “Aquecimento Global” como tema central das atividades que serão desenvolvidas – de maneira integrada nos 399 municípios do Paraná – em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira (05).

Serão mais de 160 eventos promovidos pela Secretaria e suas autarquias – Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) e Instituto de Terras Cartografias e Geociência (ITCG), entre os dias 1o a sete de junho em todo o Estado.

“Todos os nossos escritórios propuseram atividades, adaptadas à realidade de cada município e onde a sociedade possa contribuir de maneira coletiva ou individual com a redução da emissão de gases no efeito estufa”, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Uma das principais iniciativas da Secretaria do Meio Ambiente será o lançamento da cartilha “Entendendo Mudanças Climáticas”, com dicas práticas para reduzir o aquecimento global e informações sobre o tema. A publicação foi elaborada pela Coordenadoria de Mudanças Climáticas da Secretaria, que também promove o Fórum Paranaense sobre o tema para construir uma rede de debates e subsidiar a elaboração da política estadual de mudanças climáticas. O material será distribuído para a comunidade em geral, escolas da rede pública de ensino e poderá ainda ser solicitada pela internet através do site www.pr.gov.br/meioambiente.

Além disso, estão programados plantios de árvores, palestras, cavalgadas ecológicas, limpeza de rios, implantação de coleta seletiva municipais, exibição de filmes, peças teatrais, documentários, e outras atividades que proporcionam a compensação do gás carbônico emitido na atmosfera.

Outra grande ação da Semana do Meio Ambiente será a formalização do convênio entre o Programa Mata Ciliar e 243 municípios paranaenses – assinado na terça-feira durante a Escola de Governo, em Curitiba – para ampliar a produção de mudas neste viveiros doados pelo IAP.

O programa, que já plantou mais de 61 milhões de árvores para recuperação da vegetação às margens de rios e mananciais paranaenses, irá investir cerca R$ 20 milhões nos próximos quatro anos para ampliar a produção e o monitoramento dos plantios já realizados. Estudos indicam que o Programa Mata Ciliar já proporcionou o resgate de mais de 320 mil toneladas de carbono atmosférico, colaborando significativamente com a redução da concentração de um dos gases poluentes que provoca o efeito estufa.

Escola de Governo – Além da assinatura do convênio, o secretário Rasca apresenta durante a Escola de Governo os avanços da Secretaria do Meio Ambiente na conservação ambiental do Paraná.

Rasca irá falar sobre os resultados obtidos nos últimos quatro anos com os programas desenvolvidos pela Secretaria, como Mata Ciliar, Pró-Atlântica, Paraná Biodiversidade e Desperdício Zero. Também serão apresentados alguns investimentos realizados pelo governo do Estado na área de fiscalização e monitoramento ambiental, como a inauguração de escritórios regionais do IAP, treinamento dos integrantes do Programa Força Verde e aquisição de veículos, barcos e aviões.

Encontro Trinacional – Entre os dias 3 e 6 de junho, a Secretaria promove em Foz do Iguaçu o “I Encontro Trinacional para Gestão de Águas Fronteiriças e Transfronteiriças, Argentina-Brasil e Paraguai”.

O evento – realizado em parceria com a Itaipu Binacional – será direcionado a cerca de 300 técnicos dos três países que discutirão propostas comuns para a preservação e recuperação das Bacias do rio Paraná III e bacia do rio Santo Antonio.

Curitiba – Em Curitiba será montada uma tenda no calçadão da rua XV de Novembro onde técnicos da Secretaria do Meio Ambiente abordarão o aquecimento global, distribuindo material educativo sobre o tema e exibindo o documentário Uma Verdade Inconveniente. Também será feita uma blitz educacional com distribuição de saquinhos de lixo para automóveis com mensagens educativas nos principais semáforos da capital. No local, a população poderá tirar dúvidas em relação à legislação ambiental, programas e projetos realizados pelo Governo do Estado.

Interior – Em todas as outras 398 cidades do Paraná, as pessoas que quiserem participar das atividades da Semana do Meio Ambiente devem procurar os escritórios regionais da Secretaria, IAP ou Suderhsa, que serão responsáveis pelos eventos. A Programação também pode ser conferida em anexo ou pelo site www.pr.gov.br/meioambiente.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.

Close