fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:42 Sem categoria

Trabalhadores bancários estarão lutando para conquistar 10,3% de índice de reajuste salarial

Os representantes dos trabalhadores bancários, eleitos na Conferência Estadual, determinaram durante esta tarde (29 de julho), que a categoria bancária irá lutar por 10,3% de índice de reajuste salarial. O índice compreende 5,5% de aumento real somado à inflação projetada para o período de 01 de setembro de 2006 a 31 de agosto de 2007. A data-base dos trabalhadores bancários é o dia 01 de setembro.

A proposta foi defendida, perante a plenária, pelo trabalhador bancário Roberto Von Der Osten, membro do Comando Nacional pela FETEC-CUT-PR. “Se pautarmos um índice que os bancários desejam, como foi apontado nas consultas realizadas em diversos sindicatos, vamos mobilizar, conquistar e ganhar”, afirmou. A Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Paraná, realizada nos dias 14 e 15 de julho, definiu um índice de 10%, referendado na Conferência Nacional.

Remuneração Variável

Desde 1995, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma conquista da categoria, para esta Campanha Salarial, a categoria bancária deseja a ampliação deste benefício. No ano passado, os trabalhadores conquistaram 80% do salário e mais R$ 828 de parte fixa. Desta vez, os bancários irão reivindicar 2 salários brutos mais R$ 3500.

O aumento é em função da alta lucratividade apresentada pelos bancos e que precisa ser distribuída entre os maiores responsáveis por este grande resultado.

Entretanto, pela primeira vez, os bancários irão incluir em sua minuta de reivindicações uma regulamentação para a remuneração variável (pagamento baseado nos recursos arrecadados com a venda de seguros, cartões e empréstimos financeiros).

Na proposta aprovada nesta tarde (29), após acirrado debate, os bancários concluíram que incluir esta discussão na mesa de negociação com a FENABAN demonstra que o movimento sindical está acirrando a resistência em relação às metas abusivas. A intenção é de minimizar o poder de ingerência dos bancos sobre a remuneração final do bancário. Esse tipo de remuneração na maioria dos casos já representa entre 18% e 30% do salário dos bancários.

A proposta aprovada convenciona que os bancos pagarão mensalmente a título de remuneração complementar 10% sobre o total das vendas de produtos financeiros realizadas nas unidades e 5% da receita de prestação de serviços, apurada trimestralmente, distribuídas de forma linear.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close