fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:11 Sem categoria

Trabalhadores se mobilizam na defesa do patrimônio público e lutam para preservar o BANRISUL e o BRB

Assembléia do BRB decide intensificar campanha em defesa do banco

Os funcionários do BRB fizeram assembléia nesta quinta-feira 2 para discutir a situação do banco diante da situação criada com as declarações do governo Arruda a respeito da possível privatização da empresa.

Reforçou a linha do Sindicato de acompanhar de perto a situação e atuando em todas as instâncias necessárias para promover a defesa do BRB enquanto banco público e o interesse dos funcionários.
Por entenderem que esse assunto é de interesse de todas as categorias profissionais e da população do DF, os funcionários que participaram da assembléia referendaram as iniciativas que o Sindicato vem tomando no sentido de buscar apoio de outros sindicatos e agentes políticos e econômicos de Brasília que se identifiquem com o BRB público.

Nesse sentido, decidiram intensificar os contatos, além de lançar uma campanha de comunicação em defesa do banco e do funcionalismo. Também houve uma convergência de entendimentos de que o Sindicato e os funcionários farão visitas a todos os parlamentares e acompanharão de perto os desdobramentos dos fatos.

Entre as iniciativas, o Sindicato já solicitou nova reunião com o governador Arruda e aguarda seu agendamento.

“A assembléia foi bastante representativa de todo o funcionalismo. O que mais ficou evidente foi a necessidade, manifestada em muitas falas, de todos os funcionários se manterem unidos nesse momento difícil”, afirma João Batista Machado, secretário de Finanças do Sindicato. “Mas também está claro que os bancários do BRB estão com disposição de luta para defender o banco público e seus direitos”, acrescenta André Nepomuceno, diretor do Sindicato.

A assembléia também reafirmou a necessidade de se apurar todos os fatos envolvendo os dirigentes envolvidos em desvios de conduta, além de se nomear para a direção do BRB gestores com capacidade profissional e técnico e com compromissos éticos e morais.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdf.com.br.
===================================================

Correio do Povo destaca abraço ao Banrisul

A iniciativa do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), que reuniu bancários, servidores e professores em um abraço simbólico ao Banrisul, foi notícia no Correio do Povo de sábado, dia 4.

O ato reforça a mobilização dos trabalhadores, que intensificam a luta contra a privatização do patrimônio dos gaúchos após o lançamento de ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Confira a notícia do Correio do Povo:

Banrisul mobiliza o funcionalismo

Servidores, professores e bancários promovem manifestação contra venda de ações da instituição

Com um abraço simbólico em torno da sede do Banrisul, funcionários, servidores e professores estaduais se uniram contra a negociação de ações da instituição pública. A manifestação reuniu milhares de pessoas no Centro de Porto Alegre, na tarde de ontem. A aprovação de propostas de emendas constitucionais que protejam o patrimônio de empresas públicas no Estado foi o principal clamor dos bancários.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), Juberlei Bacelo, afirmou que a mobilização foi organizada para chamar a atenção da sociedade para um processo de privatização mascarado. “Não será pelo fato de a governadora Yeda já ter lançado as ações do banco na Bovespa que iremos esmorecer e nos calar diante da situação”, disse.

No ato, funcionários do Banrisul, trabalhadores e deputados vestiram camisetas com dizeres pedindo a defesa do patrimônio dos gaúchos. “Queremos manter o caráter público e social que o Banrisul sempre desempenhou”, destacou a diretora da Federação dos Bancários do RS Denise Correa.

Os manifestantes defenderam a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) que condiciona à Assembléia Legislativa a autorização para venda de mais de 5% do capital de empresas públicas. A matéria já tramita na Assembléia Legislativa com o apoio de 20 deputados; porém, precisará da aprovação de dois terços dos parlamentares para entrar em vigor.

Outra medida reivindicada é a aprovação do substitutivo que altera o projeto do Executivo, o qual prevê a criação de fundos previdenciários com recursos da venda de ações do Banrisul. A medida apresentada dispensa a venda de capital e possibilita que 50% dos rendimentos do banco sejam destinados às reservas.

CUT diz que defende patrimônio público

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), Celso Woyciechowski, classificou a manifestação como uma demonstração clara de que a sociedade está preocupada com o futuro do patrimônio público. “Diversas categorias sindicais estão mobilizadas justamente para que o Banrisul seja mantido como uma instituição pública.”

Com frases de protesto à administração da governadora Yeda Crusius, os bancários e funcionários estaduais repudiaram a possibilidade do Banrisul passar pelo mesmo processo de privatização da CRT, ocorrida em 1998. “Não iremos aceitar novamente uma gestão voltada à privatizações de empresas públicas”, ratificou o presidente do SindBancários, Juberlei Bacelo.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariospoa.com.br.

Close