fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:39 Sem categoria

Trabalhadores bancários exigem porta de segurança no auto-atendimento

Além de segurança bancária, bloco discute saúde e condições de trabalho

São Paulo – A segurança bancária está na pauta do primeiro bloco de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, que acontece na quinta-feira, dia 30. Além deste tema, este primeiro momento está reservado ainda para as conversas de Saúde e Condições de Trabalho e de Igualdade de Oportunidades.

A instalação de portas de segurança já na entrada do auto-atendimento e a manutenção permanente dos detectores de metais estão entre as reivindicações para garantir a segurança de funcionários e clientes. “Acreditamos que essas medidas são fundamentais para reduzir a crescente ocorrência de assaltos”, diz Marcolino, lembrando que muitos bancos retiram as portas de segurança ou inauguram agências sem o equipamento com o objetivo de reduzir custos.

Os registros deste tipo de crime subiram de 487 casos para 1.053 ocorrências entre 2004 e 2006, uma elevação de 116% após revisão dos dados oficiais realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Além dessas medidas, o comando também vai exigir que os bancos prestem assistência aos trabalhadores vítimas de assalto com a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) a todos os bancários que presenciaram o assalto.

Blocos – Englobam o bloco, ainda, a inclusão de cláusulas novas à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT): 13ª cesta-alimentação; auxílio-educação para todos; isenção de tarifas e cobrança de juros menores; criação de um Fundo de Previdência Complementar; direito a um delegado sindical por local de trabalho, além de abrangência e extensão da CCT a todos os trabalhadores do ramo financeiro.

O novo formato de negociação prevê a discussão de um bloco de reivindicações por semana. A idéia é esgotar as discussões de cada até que o outro seja iniciado. Essa nova estratégia foi proposta pelos dirigentes sindicais, com o objetivo de fortalecer o processo de negociação.

O próximo grupo que trata da reivindicação de 10,3% de reajuste e demais cláusulas econômicas (PLR, remuneração variável e pisos) será realizado no dia 5 de setembro. Os demais encontros acontecem nos dias 13 e 20 de setembro.

Elisângela Cordeiro – 28/08/2007.

NOTÍICA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

Close