fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 04:53 Sem categoria

ABN incorpora Sudameris e ignora bancários

A partir desta segunda-feira, dia 3, todas as agências do Sudameris passam a funcionar sob a bandeira do ABN Amro Real. Somente para trocar as fachadas das agências, serão gastos cerca de R$ 70 milhões.
“Essa cifra mostra que o banco não se preocupa com seus funcionários, pois gasta valores exorbitantes em fachadas e publicidade em detrimento de segurança, assédio moral, saúde e melhores condições de trabalho”, critica a diretora do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), Natalina Gué. O custo das mudanças nas configurações internas das agências ainda está sendo calculado.

O início da operação conjunta, que também inclui toda a parte de sistemas, chega após quatro anos da aquisição do Sudameris pelo ABN, ocorrida em 2003. A incorporação do Sudameris vai agregar 262 novas agências ao banco holandês, que passará a contar com 1.106. Já a base de clientes irá saltar dos atuais 11,33 milhões para pouco mais de 12,69 milhões.

De acordo com a direção do ABN, a idéia é abrir 50 novas agências em 2007, sendo que 17 delas já estão em operação. “Essa informação, diante do panorama de aquisição do banco pelo consórcio do Santander, é, no mínimo, duvidosa. Estamos na iminência de demissões de, pelo menos, 19 mil trabalhadores no Brasil. É importante que cada vez mais se proteja o emprego”, afirma Natalina.

Hoje, o ABN conta com 29 agências no Estado e cerca de 400 trabalhadores, enquanto o Santander tem 122 agências e pouco mais de 500 funcionários. “A disparidade entre o número de agências e funcionários entre as instituições mostra como o Santander trabalha com um quadro reduzido de funcionários, camuflando os postos de trabalho com estagiários e terceirizados”, adverte a dirigente sindical.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO: www.bancariospoa.org.br

Close