fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 07:54 Sem categoria

Grito dos Excluídos será realizado hoje, 7 de setembro, em todo o país

Adital – No dia em que o Brasil celebra a sua “independência”, 7 de setembro, os milhares de brasileiros e brasileiras excluídos dos benefícios que essa independência deveria trazer se reúnem para lutar por participação popular e pela soberania nacional. Integrantes de movimentos e organizações sociais de mais de 1.400 municípios participarão do 13º Grito dos Excluídos: “Isto não Vale, Queremos Participação no Destino da Nação”.

O Grito levará para as ruas as discussões sobre o alto preço pago pela energia elétrica, a reforma da previdência e as dívidas interna e externa. Além de chamar a população para a maior bandeira deste ano: o plebiscito sobre a nulidade do leilão da Companhia Vale do Rio Doce.

Os movimentos sociais, que organizam a manifestação, exigem “reformas urgentes. Não para satisfazer uma minoria rica e privilegiada, e sim o bem estar de todos e todas. O Projeto de Nação deve ter absoluta prioridade sobre o Projeto de Poder”.

As manifestações pela construção de um Brasil com maior participação popular, inclusive, já começaram em algumas cidades. Em São Paulo, o 13º Grito dos/as Excluídos/as começou no dia 5 de setembro com a Romaria a Pé. E terá seu ápice amanhã quando é feita a caminhada saindo da Praça da Sé e chegando ao Monumento do Ipiranga.

Na capital federal, cerca de duas mil pessoas estarão na Esplanada dos Ministérios, na pista paralela à que é realizada o desfile militar. Em todo o Piauí, as organizações irão para as ruas amanhã com urnas do Plebiscito, faixas e cartazes questionando as privatizações. Em Teresina, a concentração será na Av. Frei Serafim onde acontece o desfile oficial.

Em Salvador, as mobilizações começam às 9 horas, em frente ao Centro Arquidiocesano de Pastoral (Dorotéas), na Rua Leovigildo Filgueiras, no bairro do Garcia. Também lá, urnas estarão disponíveis para que os participantes do Grito deixem seu voto sobre a privatização da Vale.

Na capital pernambucana, os organizadores esperam mais de oito mil pessoas. A concentração começa às 9 horas, na Praça Oswaldo Cruz, de onde segue pela rua Conde da Boa Vista, até a Praça do Carmo. No Espírito Santo, as Paróquias de Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivacqua – ES promoverão o Grito a partir das 17 horas. O encontro dos movimentos sociais, em Cachoeiro de Itapemirim, será em frente ao Supermercado Casagrande e terminará na Praça Jerônimo Monteiro.

Em Rondônia, além dos gritos nacionais, a população protestará contra políticos do estado e empresários da capital. Os empresários João do Vale e Ayres do Amaral são acusados de deverem 15 milhões de reais em verbas rescisórias trabalhistas. A concentração da manifestação será na avenida Jorge Teixeira.

As organizações da sociedade civil sergipana adiantaram as atividades e às 9 horas da manhã de hoje (06) se reuniram na Praça General Valadão, no centro da capital para realizar o Grito.

Durante a coletiva de imprensa para o lançamento do Grito, João Paulo Rodrigues, representante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) disse que o 13º Grito é bastante relevante, pois restaura a discussão sobre a independência do país nas diferentes classes: “Enquanto parte da elite brasileira fica discutindo, nós queremos reafirmar que é uma independência que continua fazendo a exclusão social”.

Por Rebeca Cavalcante – Jornalista da Adital.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.adital.org.br.
=========================================

13º Grito dos Excluídos exige participação popular no destino da nação

Com a proximidade do dia 7 de setembro, as organizações populares, reunidas da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), começam a organizar o Grito dos Excluídos, uma grande manifestação para denunciar todas as situações de exclusão e assinalar as possíveis saídas e alternativas.

Neste ano será realizado a 13ª edição do Grito dos Excluídos, com o tema “Isto não vale – queremos participação no destino da nação”, numa clara alusão ao fraudulento leilão da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) em 1997, e traz a finalidade de dar ainda mais visibilidade e credibilidade ao Plebiscito Popular que está em andamento sobre a possível reestatização da CVRD.

No Paraná a principal manifestação do Grito será em Curitiba. A concentração ocorre a partir das 09h00, no Parque Metropolitano. Nos últimos dois anos, os movimentos sociais manifestaram-se no Centro Cívico, depois – ou ao lado – do desfile militar/escolar. Na volta à periferia, a organização do protesto também quer provocar reflexões sobre as questões indígena e ambiental, além de denunciar a extrema miséria de áreas como a Vila Icaraí de outras comunidades situadas na divisa de Curitiba com São José dos Pinhais.

Para divulgar o 13º Grito dos Excluídos no Paraná, a CMS concede uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, a partir das 14h30, na Casa do Jornalista.

:: Serviço ::

13º Grito dos Excluídos – 07/09/2007
Concentração às 09h00, no Parque Metropolitano (Av. das Torres, próx. ao Portal de S. José dos Pinhais).

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close