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Plano Nacional de Logística e Transportes prevê 11 bilhões de reais para o Paraná

PNLT prevê R$ 11 bilhões para o Paraná

O Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), que está sendo desenvolvido pelos Ministérios dos Transportes e da Defesa (representado pelo Centro de Excelência e Engenharia de Transportes – Centran), prevê investimentos de cerca de R$ 11 bilhões no setor de transportes do Paraná até o ano de 2023. O valor faz parte de um montante de R$ 172,4 bilhões que será investido em todo o território nacional, também pelos próximos dezesseis anos.

Ontem, o assunto foi tema de uma rodada de discussões, ocorrida na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Curitiba, entre autoridades do governo do Paraná, empresários e outros agentes do setor de transportes. A reunião foi presidida pelo secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato.

“O PNLT retoma o planejamento estratégico de médio e longo prazos para a área de logística em transportes no Brasil, que foi deixado de lado há 21 anos. Trata-se de um plano nacional e federativo, associado ao processo de desenvolvimento social e econômico do País. A proposta é realizar um trabalho permanente, baseado nas necessidades regionais””, afirmou Perrupato.

No Paraná, assim como deve ocorrer em outros estados, os investimentos devem se dar principalmente nos setores hidroviário, portuário e ferroviário. No setor rodoviário, são previstas apenas algumas obras de adequação e aumento de capacidades de rodovias, como BRs 376 e 116. No aeroportuário, deve envolver a construção de novas pistas de decolagem e taxiamento no Aeroporto Afonso Pena, na região de Curitiba.

“É muito positivo que a atenção esteja voltadas para os portos, hidrovias e ferrovias. Isto porque a malha rodoviária está bastante carregada e o transporte rodoviário, que hoje é responsável por 70% do transporte de cargas do País, é muito caro”, disse o secretário estadual de Transportes, Rogério Wallbach Tizzot.

Investimentos

Nos setores hidroviário e portuário, os investimentos acontecerão principalmente na parte de acesso ao Porto de Paranaguá, no litoral do Estado, e no sistema da bacia Tietê-Paraná, que tem grande influência no desenvolvimento da região norte do Estado. Na bacia, estão previstos, entre outras coisas, melhoramentos em vias de dragagem e alargamento de vãos de pontes. Já no porto, fazem parte dos projetos de obras: aprofundamento dos canais de acesso, ampliação de cais, melhoria de pátios ferroviários e recuperação dos berços.

No setor ferroviário, os investimentos mais importantes devem envolver a recuperação da ligação ferroviária entre Ponta Grossa e Paranaguá e o aumento da capacidade de tráfego da ligação ferroviária Ponta Grossa-Guarapuava, além de extensão de ferrovia até o município de Guaíra, na região oeste, dando acesso ao sul do Mato Grosso do Sul.

Por Cintia Végas [11/09/2007].

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.parana-online.com.br.

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