fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:16 Sem categoria

Perspectiva de greve intensifica manifestações da categoria bancária no Paraná

Na medida em que os banqueiros procuram se ausentar dos debates nas mesas de negociação com a categoria bancária, cresce a perspectiva de greve em todo o país. Após quatro rodadas e nenhuma proposta concreta, os trabalhadores bancários buscam intensificar as mobilizações, com atividades da categoria nos principais bancos em atividade no Brasil.

No Paraná, não é diferente. O movimento sindical bancário vem ganhando força em todo o Estado com a participação da sociedade, que, vítima das enormes filas, altíssimas taxas de juros e tarifas exorbitantes cobrados pelos bancos, clama por melhorias compatíveis aos assombrosos lucros aferidos pelos banqueiros.

Em Curitiba e Região Metropolitana, a semana foi marcada pela participação efetiva de 300 trabalhadores bancários na assembléia realizada na última terça-feira (18) e que deflagrou estado de greve a partir do dia seguinte. Na quarta (19), houve paralisação até às 12h em agências da Caixa Econômica Federal (Praça Carlos Gomes), Banco do Brasil (Praça Tiradentes) e HSBC (Palácio Avenida). Na quinta (20), o Sindicato dos Bancários e a FETEC-CUT-PR fizeram um “arrastão”; nas agências da Rua Comendador Araújo logo pela manhã, sem interrupção no atendimento à população. O ato teve a presença de uma banda e a participação dos dirigentes sindicais que, no interior das agências, conscientizaram a população sobre as reivindicações da categoria e prováveis paralisações.

Segundo a trabalhadora bancária Marisa Stédile (Itaú), presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, os atos são, antes de tudo, um alerta: “Estamos mostrando à população o que pode acontecer nos próximos dias. Se não houver negociação com a Fenaban, os clientes devem encontrar as agências fechadas e eles saberão os motivos,” explicou.

“Vida” faz diversas manifestações

Os trabalhadores do núcleo sindical Vida Bancária fizeram fortes manifestações na base, com entrega de panfletos com informações detalhadas da campanha salarial e distribuição de folhetos nas agências alertando sobre os direitos dos clientes bancários.

Na região de Londrina, a categoria promove atividades desde quarta-feira. Na região central, seis agências foram fechadas no dia 19, até o meio-dia (Bradesco, Caixa, Itaú, HSBC, Mercantil e Santander). Ontem (20), outras sete agências localizadas na Avenida Tiradentes também não funcionaram no período da manhã (Bradesco, Itaú, HSBC, Unibanco, Banco do Brasil, Caixa e Itaú). O auto-atendimento e alguns serviços essenciais estavam à disposição dos clientes.

“Os banqueiros estão adotando a mesma postura intransigente dos anos anteriores. A categoria já demonstrou sua disposição de lutar pelo aumento real e demais reivindicações. Caso não seja apresentada uma proposta decente aos trabalhadores, com certeza iremos construir uma grande mobilização nos próximos dias”, avalia o trabalhador bancário Wanderley Crivellari (Itaú), secretário-geral do Sindicato e suplente do Comando da Campanha Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

Em Apucarana e região, foram entregues aos trabalhadores bancários de base, jornais sobre a campanha salarial e panfletos para os clientes.

Na região de Cornélio Procópio, a semana foi de manifestações na agência da Caixa Econômica Federal, com a presença de um carro de som e distribuição do “Jornal do Cliente”, um informativo que mostra à população os abusos praticados pelos banqueiros no que diz respeito às filas, tarifas e juros.

Em Cornélio Procópio e região, o Sindicato dos Bancários realizou, no dia 18, reunião trabalhadores no Banco do Brasil e aproveitaram para distribuir a Revista dos Bancários. Houve mobilização com carro de som em frente à agência e distribuição de informativo aos clientes e usuários. No dia seguinte, as mesmas atividades foram desenvolvidas na agência da Caixa Econômica Federal de Cornélio Procópio. Ontem (20), o alvo foi o Bradesco. Os trabalhadores bancários fizeram panfletagem do “Jornal do Cliente” no período da tarde. Às 15h30, os bancários se reuniram com os trabalhadores no Bradesco, onde discutiram o andamento da Campanha Salarial e suas principais reivindicações.

PACTU centra fogo no HSBC

Para os trabalhadores bancários lotados na região do núcleo sindical PACTU, a semana também foi agitada. No dia 19, os representantes da Comissão Estadual de Organização em cada base sindical se reuniram pela Rede Mundial de Computadores. Na oportunidade, os bancários fizeram uma avaliação da Campanha Salarial na região e definiram as atividades para o restante da semana, priorizando atividades no HSBC.

Em Paranavaí e região, o Sindicato entregou o jornal “Análise”, com informações específicas sobre o HSBC. Os trabalhadores também receberam um informe sobre as reivindicações da categoria e a importância da mobilização durante a Campanha Salarial.

Na região de Campo Mourão, os dirigentes sindicais bancários dialogaram com a base, explicando sobre o andamento da Campanha Salarial e entregaram jornais para os clientes do HSBC.

Em Guarapuava e região, os trabalhadores bancários distribuíram exemplares do “Jornal do Cliente” em diversas agências e fizeram reuniões com trabalhadores no Itaú e HSBC.

O Sindicato dos Bancários de Toledo e Região também esteve na base e promoveu manifestações no HSBC, com entrega do “Jornal do Cliente”.

Na região de Umuarama, as atividades se concentraram em diversos municípios. Na oportunidade, os diretores do Sindicato mantiveram contato direto com os trabalhadores da base, destacando os principais pontos da Campanha Salarial deste ano e entrega de panfletos para a população.

Para o trabalhador bancário Neil Emídio Junior (Itaú), secretário executivo regional da FETEC-CUT-PR e diretor do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região, a negociação na tarde desta sexta-feira será decisiva para os novos rumos da campanha no Estado. “Ainda temos uma boa expectativa de que os anseios dos trabalhadores bancários sejam atendidos nesta derradeira rodada de negociações, pois até o momento, a classe patronal tem se mostrado intransigente e apática nas mesas de negociação”, declarou.

A nova rodada de negociações está marcada para as 16h desta sexta-feira (21), em São Paulo. O Paraná está representado pelos trabalhadores bancários Beto Von der Osten (Itaú), diretor da FETEC-CUT-PR e Otávio Dias (Bradesco), Secretário de Finanças do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.

Por Edson Junior
FETEC-CUT-PR

Close