fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:34 Sem categoria

9º Eneja tem participação destacada da FETEC-CUT-PR

A FETEC-CUT-PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) teve participação de destaque nas atividades do 9º Eneja – Encontro de Educação de Jovens e Adultos, evento realizado na semana passada no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, no município de Pinhão.

Pela FETEC, participaram o Secretário de Formação, Marcelo Socoloski (trabalhador bancário no HSBC) e a Secretária de Políticas Sociais, Fátima Costamilan (trabalhadora bancária na Caixa). Marcelo foi um dos delegados do evento. Fátima coordenou as atividades da Feira de Economia Solidária e da Roda de Prosa sobre a temática do encontro.

Apoiadora do Projeto “Todas as Letras”, da CUT, a FETEC participa da coordenação política do Núcleo de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Segundo Fátima, “a integração das políticas de Educação de Jovens e Adultos e a geração de trabalho e renda vem sendo consolidada e se concretiza com a troca de experiências entre os ‘atores’ de todo o Brasil neste encontro”.

A Feira de Economia Solidária, realizada durante o 9º Eneja, envolve empreendimentos solidários que trabalham com diversas possibilidades de inclusão social, usando o potencial humano aliado à matéria-prima que contemple o desenvolvimento sustentável. “Como exemplo, a Coopescarte, cujo produto é feito com a pele curtida do peixe, sementes e outros materiais reaproveitáveis do meio ambiente”, destacou.

O universo de atuação da Economia Solidária e da Educação de Jovens e Adultos se articula a partir do jovem e do adulto, que, historicamente foram alijados de seus direitos. Assim, ao se estabelecer uma outra prática nas relações econômicas (fundamentais para a organização da sociedade), é de extrema importância que as diretrizes educacionais (nesse caso, a EJA), considerem essa economia, que está acontecendo no ENEJA, no Brasil e em todo o mundo.

Realizado anualmente em nível nacional, o Eneja pela primeira vez teve o Paraná como sede. Promovido anualmente pelos Fóruns estaduais de Educação de Jovens e Adultos, o Eneja tem como principal objetivo, debater a realidade da educação de jovens e adultos no Brasil, a partir das demandas e formas de atendimento propostas pelas esferas de governo (federal, estaduais e municipais), bem como fazer reflexões sobre políticas públicas voltadas ao combate do analfabetismo. Neste ano, o tema do Encontro foi “A Atualidade do Pensamento de Paulo Freire e as Políticas de EJA”.

Participaram desta edição do Eneja, cerca de 600 educadores e educandos, representando os 27 estados brasileiros. O 9º Eneja foi um evento preparatório para a 8ª Conferência Internacional de Educação de Adultos, que será realizada em 2009 no Brasil.


Por Edson Junior
FETEC-CUT-PR

Close