fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:35 Sem categoria

Em Curitiba, Bradesco é o principal alvo dos bancários nos protestos de hoje

A campanha salarial dos bancários segue pelas ruas da capital com mais protestos para pressionar a negociação com os bancos. Desta vez, os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e da Fetec-PR realizam manifestações em frente a cinco agências do Bradesco, a uma do ABN e a outra do Banrisul. Será mantida a livre circulação de clientes e funcionários durante os atos que iniciam às 10 horas.

O objetivo é rechaçar o comportamento em especial do Bradesco por aplicar interditos proibitórios ao direito de greve dos bancários e pela forma agressiva que responde aos protestos. Prova disso foi um atropelamento no ano passado de um dirigente sindical por um gerente do Bradesco.

Os interditos proibitórios têm sido utilizados pelo banco para afastar as manifestações de suas agências. O movimento sindical contesta a forma como este direito é concedido aos banqueiros, pois se utiliza a justiça civil para tratar da esfera trabalhista.

Neste ano, os sindicalistas receberam do Ministro da Justiça, Tarso Genro, a promessa de impor limites para a aplicação dessa norma jurídica. Ele propôs o encaminhamento da discussão para o Ministério do Trabalho e se colocou à disposição para auxiliar no debate.

Durante as manifestações, os dirigentes sindicais devem convocar todos os funcionários das agências para a assembléia de amanhã, 27, quando será decidido o calendário de paralisações e greves na capital paranaense.

Ontem, 25, os representantes dos bancos recusaram-se a negociar um novo índice de reajuste salarial com o Comando nacional dos Bancários. Até agora, durante as reuniões a Fenaban ( Federação nacional dos Bancos) limitou-se a oferecer a reposição da inflação aos bancários, 4,82% (INPC).

Os bancários exigem aumento real e sabem que os bancos podem pagar devido à alta lucratividade. O Bradesco, por exemplo, apenas no primeiro semestre deste ano lucrou R$ 4 bilhões.

Protestos nas seguintes agências:

Bradesco:

Rua Monsenhor Celso
XV de Novembro
Comendador Araújo
João Negrão
Emiliano Perneta

ABN:

Rua Emiliano Perneta

Banrisul:

esquina da Marechal Deodoro com a Marechal Floriano.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close