fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:31 Sem categoria

Trio de bancos dobra participação no ABN Amro para 8 porcento

LONDRES (Reuters) – O trio de bancos encabeçado pelo Royal Bank of Scotland duplicou sua participação no ABN Amro para 8 por cento, reduzindo o custo de sua proposta de aquisição do grupo holandês em 1 por cento, informaram fontes próximas do assunto.

De acordo com documentos entregues a autoridades reguladoras do mercado, o consórcio, que parece pronto para vencer a batalha pelo ABN quando a oferta expirar na próxima semana, novamente tirou vantagem das turbulências no mercado financeiro para melhorar sua posição no ABN, conseguindo reduzir o custo da eventual aquisição.

O RBS e os parceiros Santander e Fortis adquiriram outras 76,4 milhões de ações, ou 4 por cento de participação, elevando o total de 4 por cento anteriormente detido pelo grupo no ABN, segundo os documentos.

A participação é mantida via swaps de ações e opções que não dão votos adicionais, mas permitem ao consórcio obter os benefícios econômicos de ter as ações.

Fontes próximas ao assunto afirmaram que a operação pode ajudar a reduzir em 600 a 700 milhões de euros os custos da oferta do grupo, que atualmente avalia o ABN em mais de 71 bilhões de euros (99,95 bilhões de dólares), em relação a um valor de mercado em torno de 69 bilhões.

O outro interessado no ABN, o inglês Barclays, admitiu no início de setembro que sua própria oferta deve ser superada pelo consórcio de bancos, mas também especulou que talvez os seus concorrentes estivessem oferecendo muito em meio à crise do mercado de crédito.

As ações de todas as partes envolvidas na batalha pela maior aquisição bancária da história foram atingidas pela crise, alimentando rumores de que o grupo de bancos poderia considerar até diminuir o valor de sua oferta, composta em sua maior parte em dinheiro.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.reuters.com.br.

Close