fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 17:57 Sem categoria

Movimento de Greve no Paraná mobiliza 10 mil trabalhadores bancários de 170 agências e seis centros administrativos

Aproximadamente 10 mil trabalhadores bancários paranaenses aderiram ao Dia Nacional de Luta da categoria, que deflagrou uma paralisação de 24h na última sexta-feira. A FETEC-CUT-PR (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná) respaldou as ações realizadas pelos sindicatos cutistas em todo o Estado e avaliou como extremamente positiva a adesão dos bancários.

A greve atingiu cerca de 170 agências, além de seis centros administrativos de Curitiba. Na capital, as atividades bancárias foram interrompidas em pelo menos 80 agências, além de seis centros administrativos.

Em Apucarana, no norte do Estado, as dez agências do município ficaram fechadas durante todo o dia. Para o trabalhador bancário Antonio Pereira da Silva (Itaú), diretor do Sindicato dos Bancários de Apucarana e Região, a adesão foi surpreendentemente positiva e certamente vai encontrar eco na mesa da Fenaban. “Tivemos uma assembléia bastante representativa em que prevaleceram os anseios da categoria e um intenso desejo de mobilização. Há algum tempo não conseguíamos fechar todas as agências durante todo o dia e isso foi importante para o movimento sindical,” destacou.

No norte pioneiro, o movimento sindical bancário também mostrou força. Em Cornélio Procópio, foram fechadas as sete agências do município. Ainda na base do Sindicato dos Bancários de Cornélio Procópio e Região, os trabalhadores interromperam as atividades da Caixa Econômica Federal no município de Bandeirantes. No total, cerca de 400 bancários ficaram paralisados na região.

Roberto Firmino, trabalhador bancário no Bradesco e diretor do Sindicato dos Bancários na região, avalia a greve de forma positiva. “Nossa movimentação já fez a Fenaban modificar a proposta anterior. Embora não seja ainda o que a categoria aguarda, a atitude de cada trabalhador mostrou que com mobilização e unidade é possível alterar os índices que vem sendo apresentados”, ressaltou.

Segundo Firmino, a nova assembléia que acontece na noite desta terça-feira (2) servirá para fortalecer a mobilização de toda a categoria. “Se a proposta não melhorar, vamos à assembléia para orientar uma greve por tempo indeterminado. Já obtivemos um avanço importante como a 13ª Cesta alimentação, mas é fundamental um ganho real compatível com os lucros e um aumento do piso salarial da categoria. Definitivamente, a proposta é pequena para uma reivindicação de 10,3%”, justificou.

Em Campo Mourão, os bancários fecharam seis agências no município. A trabalhadora bancária Nivalda Roy (Unibanco), enfatizou a coesão do movimento sindical na paralisação da última sexta-feira: “Os bancários mostraram aos banqueiros que a proposta realmente era insuficiente e que eles têm que reavaliar com mais disposição, pois o índice ainda é muito baixo; por outro lado, a mobilização foi forte e continua crescendo em todo o país”.

Uma das regiões onde os bancários tiveram uma forte mobilização foi a região de Londrina. Segundo o Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, já na assembléia, realizada na véspera da greve, 180 bancários decidiram ir às ruas protestar contra a resistência dos banqueiros. Foram fechadas 28 unidades bancárias no município, além das agências bancárias de Cambé e Ibiporã.

Na região central do Estado, em Guarapuava, o nível de paralisação também foi satisfatório, na avaliação do Sindicato. No município, a greve aconteceu até o meio-dia nas 10 agências bancárias e nos três postos de serviço do município.

“Estamos avançando, pois aos poucos recuperamos as perdas de anos anteriores. As paralisações vêm sendo positivas e a nossa perspectiva é de uma adesão mais significativa nos próximos dias, caso não haja avanços na mesa de negociação”, comentou o presidente do Sindicato dos Bancários de Guarapuava e Região, Alcione Macedo (trabalhador bancário no HSBC).

Os bancários de Paranavaí também fizeram uma forte paralisação nas oito agências do município. Ainda na base de Paranavaí, foram fechadas duas agências em Loanda e uma agência em Nova Esperança. Em contato com os trabalhadores da base sindical já nesta segunda-feira, a avaliação foi de total rejeição ao índice proposto pelos banqueiros e apresentado na última sexta pela Fenaban.

O Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateubriand e Região também conseguiu mobilizar cerca de 300 trabalhadores da base na última sexta-feira. Em Umuarama, as nove agências do município tiveram suas atividades paralisadas até às 11h da manhã. O mesmo ocorreu em cinco agências do município de Assis Chateubriand.

De acordo com o trabalhador bancário Edílson Gabriel (Itaú), os bancários da região, de um modo geral, entendem que se não houver propostas à altura dos lucros dos bancos e do empenho da categoria, serão tomadas atitudes mais radicais. “Estamos aguardando as negociações deste começo de semana e apostando num entendimento com os banqueiros para que amanhã à noite, em assembléia, não seja necessário deflagrar uma greve por tempo indeterminado”, explicou.


Por Edson Junior
FETEC-CUT-PR

Close