fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:55 Sem categoria

Começa a escolha dos membros do Conselho Estadual das Cidades

As entidades do poder público e da sociedade civil começaram a escolher seus representantes no Conselho das Cidades do Paraná (ConCidades Paraná), instituído por decreto pelo governador Roberto Requião durante a 3.ª Conferência Estadual das Cidades, em Foz do Iguaçu. “O regimento do conselho será elaborado já no primeiro trimestre de 2008, para que seja possível dar início efetivo aos trabalhos consultivos e de fiscalização dos programas e ações de desenvolvimento urbano e regional”, destaca o coordenador-geral do encontro estadual e secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto.

O conselho será composto por 31 representantes do poder público e da sociedade civil, assim distribuídos: sete integrantes dos movimentos sociais e populares; cinco do poder público estadual; quatro do poder público municipal; três do poder público federal; três do empresariado; três dos sindicatos de trabalhadores; dois das entidades acadêmicas, de pesquisa e profissionais; um das organizações não-governamentais, além de três observadores. Os conselheiros terão mandato de três anos, podendo ser reconduzidos à vaga após esse período. O ConCidades Paraná será presidido pelo secretário do Desenvolvimento Urbano (SedU).

Durante a 3.ª Conferência Estadual das Cidades todos os segmentos definiram as entidades que participam do ConCidades Paraná. Os observadores devem ser indicados por órgãos governamentais, não-governamentais e pela sociedade civil. O Conselho Estadual das Cidades tem a finalidade de incentivar a proposição de diretrizes para a Política de Desenvolvimento Econômico do Estado (PDE), bem como criar mecanismos de articulação entre os programas relacionados ao desenvolvimento urbano e regional e os recursos estaduais.

MEMBROS – No poder público estadual, além da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, participam as do Planejamento; da Agricultura e do Abastecimento; da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul; da Educação e Cultura; do Meio Ambiente; e da Segurança Pública. Também fazem parte o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Todos já começaram os preparativos para a eleição de seus representantes.

O poder público municipal será representado pelas 18 associações de municípios, que vão se revezar durante os três anos do primeiro mandato. Integram a primeira composição: Jurandir Guatassara Boeira (Amusep); Juliana Barbosa Sydor (Cantuquiriguaçu); e Nara Dequech Teigão (Amocentro). Dos legislativos municipais, fazem parte Mário Cezar Marcondes (Amcg), Rosely Isidoro (Assomec) e Fernando Dias Lima (Amop).

Os movimentos sociais e populares elegeram os seguintes membros: Maria das Graças Silva (União Nacional por Moradia Popular), Silvio José Gonçalves (Movimento Nacional de Luta pela Moradia), Oílson Antônio Alves (Frente Unificada das Favelas do Brasil), Carlos Alberto Lima (Associação Comunitária de Ação Social, Cultural e de Comunicação), Luiz Herlain (Central de Movimentos Populares) e Carlos Maia (Conam).

Ubiraitá Antônio Dresch (Sinduscon), Isaías Gonçalves Lopes (Ocepar) e Ronaldo Peixoto Drabik (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), representam o segmento dos empresários.

As entidades acadêmicas, profissionais e os conselhos de classe terão como membros no conselho Agostinho Celso Zanelo (Crea) e Sérgio Ahrens (Centro Nacional de Pesquisas), enquanto as organizações não governamentais serão representadas por Vinícius Gessolo de Oliveira (Terra de Direitos).

O segmento dos trabalhadores elegeu as seguintes entidades participantes: Central Única dos Trabalhadores (CUT); Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge) e Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado do Paraná (Fetraconspar). Os representantes dessas entidades serão eleitos em assembléias.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.

Close