fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:44 Sem categoria

Universidade Federal do Paraná divulga dados sobre o Vestibular 2008

Os números de inscritos e o perfil sócio-econômico dos candidatos ao vestibular 2008 da UFPR não demonstram grandes mudanças no concurso.

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (04) o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Júnior, divulgou os dados sobre número de inscritos e o perfil dos candidatos ao Vestibular 2008.

Novas tendências – O número de candidatos inscritos neste processo seletivo é de 42.079 e os cursos mais concorridos continuam sendo Medicina (29,44 candidatos por vaga) e Publicidade e Propaganda (26,57). Seguido por Direito manhã, Arquitetura e Jornalismo.

Perfil – Nesse processo seletivo, 20.845 candidatos optaram por incluir o ENEM em seu processo de seleção, lembrando que ele valerá apenas como critério de desempate. Do total, 53,59% são mulheres e 46,41% são homens. O perfil demonstra que 21,65% são candidatos com mais de 21 anos; 74,56% são oriundos do Paraná; 34,43% possuem pai com nível superior completo; 35,36% com mãe com nível superior completo; 34,84% tem renda familiar até R$ 1.520,00; 12,72% possuem renda familiar acima de R$ 6.081,00; 14,08% terão que trabalhar em tempo integral enquanto fazem a faculdade; 33,79% fizeram integralmente o ensino fundamental e médio em escola pública; e 9,6% fizeram o ensino médio no período noturno.

O reitor acredita que entre as principais alterações demonstradas pelos dados dos inscritos no processo seletivo deste ano encontram-se novas tendências. Para ele, ao longo do tempo a procura por cursos tradicionais como Direito, Medicina e Comunicação Social está diminuindo. “As pessoas estão descobrindo novas profissões, tanto é que cursos como Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção tiveram uma procura bem maior neste vestibular”, afirma.

Outra tendência percebida pelos dados do Vestibular 2008 é o aumento do número de candidatos que não fazem curso pré-vestibular ou terceirão. No Vestibular de 2006, 30,95% dos inscritos não fizeram cursinho, em 2007 este número subiu para 48,37% e neste ano, 50,14% dos candidatos não freqüentaram cursos pré-vestibular. “Estes números mostram uma nova realidade que também é fruto da inserção das cotas no processo”, completa Moreira dizendo que o número de aprovados que não cursam pré-vestibular está aumentando.

REUNI – Durante a entrevista coletiva o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) também foi abordado. A UFPR ainda não decidiu sobre a adesão ao programa, mas está discutindo os projetos apresentados pelos Setores em uma Comissão especialmente formada para finalizar a proposta que será votada em Conselho Universitário. “O objetivo é criar novas vagas na universidade, com especial atenção para as vagas noturnas”, é o que diz a pró-reitora de graduação e ensino profissionalizante da UFPR, Rosana de Albuquerque Sá Brito. “O principal compromisso de uma universidade pública é o social”, acredita Rosana.

Efetiva mudança – Apesar de já ter sido divulgada no primeiro semestre de 2007 a mudança proposta pela Resolução 17/07 do Conselho Universitário sobre a efetiva ocupação dos 40% das vagas do processo seletivo pelos alunos cotistas, essa continua sendo a grande novidade do concurso. “As vagas que sobrarem das cotas para negros serão preenchidas por candidatos cotistas de escolas públicas, ou vice-versa, e não mais por candidatos da concorrência geral como no ano passado”, declarou o reitor. Ou seja, das 4.099 vagas oferecidas pela Universidade, 1.640 serão efetivamente ocupadas por alunos cotistas.

Esse será o quarto processo seletivo em que a UFPR proporcionará 20% do total de suas vagas para alunos que cursaram todo o Ensino Fundamental e Médio em escola pública e outros 20% para candidatos negros.

Vestibular UFPR 2008 – O Vestibular UFPR 2008 será realizado em três fases. A primeira, prova de conhecimentos gerais, ocorre no dia 18 de novembro e a segunda, prova de compreensão e produção de textos e provas especificas, acontece nos dias nove e dez de dezembro. Sendo que muitos cursos não realizam o segundo dia de provas da segunda fase. A terceira fase estendida é apenas para os cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística e acontece ao longo do primeiro semestre de 2008.

Maiores informações sobre o Processo Seletivo 2008 podem ser obtidas no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

Por Alisson Castro e Patrícia Favorito Dorfman.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.ufpr.br.

Close