fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:09 Sem categoria

Educadores que promovem cidadania recebem prêmio no Dia dos Professores

Brasília – Os 20 educadores que venceram do 2° Prêmio Professores do Brasil serão homenageados no Dia do Professor (15). A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, entregará o prêmio de R$ 5 mil a cada educador. O concurso tem como objetivo divulgar práticas como exemplo para outras escolas públicas de educação infantil e ensino fundamental. Este ano, foram inscritas 1.564 experiências.

O Prêmio Professores do Brasil é uma parceria do MEC com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Fundação Bunge e Fundação Orsa. A professora Francisca Rodrigues de Oliveira, uma das 20 vencedoras, criou o projeto Olhar Cidadão, com uma turma da 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Classe 17, em Taguatinga (DF), região administrativa a 30 quilômetros de Brasília.

Francisca contou que sempre teve desejo de trabalhar sobre questões políticas com os alunos para ajudar a “diminuir a desigualdade de acesso à informação”. Na sala de aula, a professora constatou que os alunos também tinham interesse por política ao pedir sugestões de temas a serem abordados.

Com o projeto Olhar Cidadão, os alunos estudaram a Constituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Código de Defesa do Consumidor e o Poder Legislativo local. Na Câmara Legislativa do Distrito Federal, eles escolheram deputados e analisaram o perfil de cada escolhido.

Além disso, com informações sobre verbas de gabinetes e salários dos parlamentares, os estudantes fizeram um abaixo-assinado com 500 assinaturas de estudantes de três escolas e também de pessoas da comunidade contra uma proposta de aumento salarial para os distritais. “Foi uma oportunidade para eles exercitarem a cidadania, como mobilizar a comunidade”, disse Francisca.

Os estudantes também conheceram o Palácio do Planalto, centro das decisões do Poder Executivo, e assistiram uma palestra sobre o Poder Judiciário. Outra atividade desenvolvida pelos alunos foi o estudo da Lei Maria da Penha, que tipificou como crime a violência doméstica e familiar contra a mulher. As famílias também foram envolvidas nessa atividade, recebendo exemplares da lei.

De acordo com Francisca, a próxima atividade dos alunos será colocar no banco dos réus casos de políticos acusados de corrupção que deixaram os mandatos. Segundo a professora, os alunos ainda vão escolher qual político analisar. Entre as possibilidades estão o presidente do Senado, Renan Calheiros, que entrou de licença, o ex-senador Joaquim Roriz e o ex-deputado distrital Pedro Passos, que renunciaram ao mandato para fugir de processo de cassação.

Para Francisca, os estudantes querem saber de assuntos políticos e cabe ao educador despertar ainda mais esse interesse. “A gente vai formar um cidadão conhecedor do seus direitos e deveres para que venham atuar na sociedade de forma participativa, contribuindo com as decisões coletivas da sociedade. E mais atentos ao mundo que o cercam”.

O projeto, que começou em fevereiro deste ano, vai até novembro. Na terça-feira (16), Francisca e os outros professores premiados apresentarão os projetos desenvolvidos em sala de aula no seminário Prêmio Professores do Brasil, em Brasília.

Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close